Marco Almeida toma posse para um mandato em que as pessoas serão «a primeira das prioridades»

14/10/2021 12:08

Foi de olhos postos no futuro e centrando prioridades nas pessoas, que Marco Almeida foi empossado como o novo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Numa cerimónia que decorreu na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, o novo líder do executivo mangualdense explica que é um bom conhecedor do concelho, o que lhe permite saber «quais são as necessidades e o que é realmente prioritário».

«As pessoas são e serão sempre a primeira das prioridades. Por isso, a nossa aposta será na melhoria das condições de vida dos mangualdenses. Queremos um concelho mais inclusivo, onde todas e todos os mangualdenses, independentemente das suas semelhanças e diferenças, tenham lugar. Pretendemos um concelho mais inclusivo em matéria de coesão social e territorial», aponta Marco Almeida.

Assim, o novo Presidente da autarquia esclarece que a «construção de um concelho moderno assenta, também, numa séria aposta na educação, na criatividade, no conhecimento e na inovação tecnológica».

«A adoção de uma política fiscal amiga das pessoas e das empresas, é o caminho que vamos percorrer para aumentar a atratividade e a competitividade do nosso território», refere.

Ainda, ao nível da questão social, o autarca considera que a «habitação necessita de uma estratégia reforçada, de forma, a permitir a fixação e a atração de mais pessoas».

Após ter sido um dos temas principais das campanhas, em todo o país, Marco Almeida reforça a importância da «rentabilização estratégica dos fundos comunitários, mantendo como prioridade, o aumento da competitividade da economia local e a construção de infraestruturas facilitadoras de captação de novos investimentos».

«Nesta cruzada por um concelho próspero e moderno, mais do que enfatizar protagonismos e protagonistas, é e será determinante, que todos e todas se sintam convocados para dar o seu melhor contributo, para que a administração central priorize a efetivação, a curto prazo, de obras e investimentos estruturantes para o nosso concelho», acrescenta.

O antigo Presidente da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, aponta a sustentabilidade e o ambiente como preocupações, que devem estar na agenda de cidades modernas e que se procuram com o seu futuro: «As cidades só podem ter um desenvolvimento sustentável se forem energeticamente mais eficientes, promoverem a economia circular e apostarem numa melhoria clara da sustentabilidade ambiental».

Marco Almeida elege, também, a mobilidade e as acessibilidades, como um fator estruturante no desenvolvimento do concelho. «O reforço de meios e ações na proteção civil constituem uma medida de segurança na proteção de bens e na rápida ação em situações de catástrofe».

Quanto à cultura, o Presidente da Câmara adianta que continuará a valorizar as raízes mangualdenses, « num renovado impulso, com a consolidação de programações culturais intensos, acessíveis a todas e a todos e que envolverão os vários atores de desenvolvimento local, em iniciativas e atividades multifacetadas».

Com um passado ligado à Modernização Administrativa, já que exerceu o papel de assessor de Maria Manuel Leitão Marques, quando esta, era Ministra dessa área, Marco Almeida pretende que os munícipes encontrem a «máxima abertura, transparência e zelo», nos serviços prestados pela autarquia.

«Vamos continuar a apostar na melhoria e modernização dos serviços municipais e na desconcentração e agilização dos mesmos. Aproximando-os, ainda mais, das pessoas», realça.

O edil adiantou, ainda, que irá descentralizar serviços municipais para as juntas de freguesia.

A Tomada de Posse dos novos órgãos autárquicos, em Mangualde, ficou marcada, ainda, pela despedida de Leonor Pais do cargo de Presidente da Assembleia Municipal, doze anos após a sua eleição. A Presidente cessante passou o testemunho a Elísio Oliveira que, desde 2019, liderava os destinos da Câmara Municipal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *