Manuel de Lima Bastos oferece obras de Aquilino Ribeiro à Biblioteca de Sernancelhe

14/04/2021 12:56

Manuel de Lima Bastos entregou à Biblioteca Abade Vasco Moreira, em Sernancelhe, todas as primeiras edições das obras de Aquilino Ribeiro.

A biblioteca recebeu ainda mais 13 livros, por parte de Manuel de Lima, que concedeu ao município sernancelhense os direitos autorais da sua mais recente publicação “Aquilino no Feminino”.

Segundo a autarquia, «sempre com Aquilino Ribeiro como referência literária, Manuel de Lima Bastos elege a Biblioteca Abade Vasco Moreira como referência para estudo da vida e obra do Mestre das Letras portuguesas do século XX. E, por isso, mantém o desejo de a enriquecer com livros raros, encadernações de qualidade e detalhes valiosos».

O acervo que o autor doou à biblioteca inclui ainda três fotos da imprensa da época, recuperadas da encadernação quase desfeita da Alma Nacional, nomeadamente: «Bernardino Machado, esposa e 14 filhos (dos 19 que teve)», «Os 7 deputados republicanos com assento no Parlamento Monárquico» e, por último, «Anúncio do comício republicano em Viseu no fim da Monarquia com quatro republicanos de Viseu: Dr. Ricardo Paes Gomes, Dr. António Maria Monteiro, Dr. Carlos de Lemos; e José Perdigão, comerciante e redator da “Beira”».

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *