Mangualde vai ter uma nova unidade fabril

10/08/2021 19:27

Uma nova unidade fabril vai nascer no concelho de Mangualde. A empresa ficará instalada em Chãs de Tavares, junto ao Pavilhão da Junta de Freguesia, ao longo da A25, ocupando uma área de cerca de 50.000 m2, já adquirida pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.

A empresa prevê iniciar o investimento de 14 milhões de euros em dezembro de 2021/janeiro de 2022 e arrancar com a produção um ano depois. No início contará com cerca de 50 colaboradores, 30 dos quais com formação superior, e, segundo a autarquia mangualdense, perspetiva um crescimento ao longo do tempo até 150 funcionários.

Para Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, «a angariação deste projeto é o resultado de uma impecável colaboração entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e os promotores do investimento, e vem premiar uma aturada, discreta e eficaz diplomacia económica. É também um enorme contributo para o desenvolvimento, a coesão e o povoamento ativo do nosso território, gerando emprego qualificado, fundamental para atrair e fixar jovens». 

O projeto desta unidade fabril vem dar resposta à grande necessidade de pesquisa e desenvolvimento de novas matérias-primas e componentes, derivado da grave crise global com fornecimento dos mesmos.

Composta por um grupo de três empresas, com operação de exportação para países fora da Europa e com necessidade de apoio na produção para exportação para esses mercados, esta unidade apresentará um elevado nível tecnológico, assente na produção de matérias-primas como poliuretanos (espumas), fibras sintéticas e componentes de molas (para automóveis e mobiliário).

«A criação de fortes unidades de investigação e desenvolvimento é condição obrigatória deste projeto, com vista ao desenvolvimento de novas e diferenciadas matérias-primas para os mercados destes operadores», esclarece o Município de Mangualde.

A proximidade destes Pólos Universitários em Viseu e Guarda, garante qualidade e quantidade nos recursos humanos, apoiados em quadros médios e superiores de garantida qualificação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *