Mais de 150 mil euros para realização de estudo de alternativas à Barragem de Fagilde

17/08/2022 18:57

O Município de Viseu e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) celebraram uma adenda ao protocolo de colaboração técnica, realizado a 16 de março deste ano, com um aumento de financiamento do estudo para 150 mil euros.

Recorde-se que este protocolo com a APA visa a realização por parte desta de um estudo de alternativas à reabilitação da Barragem de Fagilde, dada a necessidade premente de adequar e aumentar a capacidade de armazenamento de água para abastecimento urbano, não só de Viseu, como dos concelhos vizinhos que dela beneficiam.

Este mesmo estudo será financeiramente assegurado pela APA, através do apoio por parte do Fundo Ambiental para a concretização de medidas de combate à seca, nomeadamente «de reforço de meios de fiscalização e ações para melhorar as condições para a qualidade da água armazenada em albufeiras e para o aumento da quantidade de água disponível para diversos usos».

Ainda nesta passada sexta-feira, os Presidentes de Câmara dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões reuniram com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, e com o Vice-Presidente da APA, José Pimenta Machado, para uma avaliação da situação atual destes territórios ao nível da disponibilidade e manutenção dos recursos hídricos, dada a seca extrema que assola a região. 

Por esta ocasião, o Secretário de Estado destacou este estudo e a necessidade de o mesmo ser concluído para serem tomadas decisões em relação ao futuro da Barragem (à sua ampliação ou outras).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.