Lamego: “O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar” apresenta ações para os próximos meses

13/05/2022 15:17

O projeto “O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar”, que teve início em junho de 2021, desenvolveu agora diversas sessões com moradores dos Bairros de Alvoraçães, Nazes, Ponte e Castelo, para apresentar as ações a desenvolver nos próximos meses. Estes encontros serviram também «para auscultar os moradores sobre os problemas que identificam nos seus bairros e para aprofundar as suas histórias e vivências».

Este projeto, que decorre até fevereiro de 2023, tem como objectivo «ajudar a desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais e, em simultâneo, ocupar o tempo livre destas populações, ampliar as redes de contacto dentro do bairro e construir um sentimento de pertença ao mesmo». Ao longo dos próximos meses serão implementadas um conjunto de ações de sensibilização e workshops sobre diversas temáticas, ações de informação para desempregados, visitas lúdico-culturais, caminhadas e celebração de datas significativas para cada bairro.

Os habitantes destes quatro bairros têm também ao seu dispor um Gabinete de Atendimento que desde o início do projecto «tem prestado informação sobre diversas temáticas e ao qual podem recorrer para solicitar ajuda no preenchimento de documentos e formulários, pedido do cartão de saúde europeu, validação de faturas nas Finanças e outra documentação». Este gabinete está em funcionamento no Bairro de Alvoraçães, todos os dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

«Este projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade de vida das comunidades residentes nestes bairros, impulsionar a sua integração social e colmatar dificuldades há muito identificadas», explica o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes.

“O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar” tem como promotor o Município de Lamego, é cofinanciado pelo Norte 2020 em 85%, e integra-se nos Projetos Inovadores de Inclusão Social de âmbito territorial. Tem como entidades parceiras a Santa Casa da Misericórdia de Lamego e a Obra Kolping Portugal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.