Lamego: “eGuard” é o novo sistema de apoio gratuito aos idosos

27/07/2021 12:41

Em Lamego, os idosos e munícipes, com necessidades especiais e que vivem em zonas mais isoladas, vão receber um dispositivo eletrónico de apoio gratuito.

O “eGuard” resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Lamego com o Comando Distrital da Guarda Nacional Republicana (GNR), com o apoio da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI).

Este novo sistema permitirá aos idosos lamecenses obter assistência permanente em qualquer eventualidade. Os primeiros munícipes a receber este equipamento já estão identificados pela autarquia.

Trata-se de um objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR.

De acordo com a autarquia, este dispositivo poderá ser utilizado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou, ainda, por exemplo, no caso de ocorrer um incêndio nas redondezas ou numa situação de doença súbita.

O protocolo de cooperação celebrado entre o Município de Lamego e a GNR pretende, assim, garantir condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas.

A cerimónia de assinatura realizou-se esta segunda-feira, dia 26 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com o Presidente Ângelo Moura e pelo Coronel Vítor Assunção.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *