Jornadas de Apoio Médico, Psicológico e Social decorrem pela primeira vez em Lamego

06/10/2021 13:04

Lamego recebe pela primeira vez as Jornadas de Apoio Médico, Psicológico e Social que, este ano, decorrem no âmbito das comemorações do Centenário da Liga dos Combatentes, tendo como principal temática de abordagem o apoio médico, psicológico e social junto dos combatentes e respetivas famílias.

Organizada pela Liga dos Combatentes, com o apoio da autarquia lamecense, a terceira edição deste evento acontece já esta sexta-feira, dia 8 de outubro, no Teatro Conceição.

O objetivo é proporcionar um momento de encontro e partilha entre todos os participantes, num evento que, além de dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, promoverá o debate das lacunas existentes ao nível do apoio médico, psicológico e social junto dos combatentes e seus familiares.

Composto por quatro painéis de oradores, o programa arranca às 08h30 com um primeiro debate subordinado ao “Apoio Médico”. Fernando Reis, antigo combatente da Guerra do Ultramar, fará uma intervenção no âmbito da temática “Do passado ao futuro”, com a participação dos convidados José Andrade, João Hipólito e Margarida Ribeiro.

Após a cerimónia de sessão de abertura (11h00), seguir-se-á o segundo painel, dedicado ao “Apoio Psicológico”, moderado por Ana Teixeira, psicóloga e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Na mesa de debate estarão, ainda, os oradores Odete Nunes, Catarina Gonçalves e Inês Maroco.

Pelas 14h30 inicia-se o terceiro painel, com o tema “Apoio Social”, moderado por Paula Santos, professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Neste momento estarão também presentes: Ana Melo, Marta Marques, Maria de Fátima Santos, Vítor Oliveira, José Oliveira, Rui Ruas e Renata Miranda.

O evento encerra com a temática “Estudos e Investigações”, com moderação de João Hipólito, professor catedrático doutorado em medicina e psicologia. Ao último painel juntar-se-ão Ana Vianez, Rute Brites e Maria Vieira.

Além das partilhas e debates, a edição deste ano inclui também diversos espaços de exposição.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *