IP3: Obras entre Penacova e a ponte sobre o Rio Dão já estão concluídas

16/04/2021 16:33

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a conclusão dos trabalhos incluídos na empreitada de requalificação do troço do IP3 entre Penacova e a ponte sobre o Rio Dão.

A empreitada incidiu sobre um troço de 16,6 quilómetros de extensão, e envolveu beneficiação estrutural e repavimentação integral, implementação de separador central, instalação de iluminação nos nós de ligação, reposição e reforço de sinalização vertical e horizontal, melhoria das características do traçado em planta e perfil longitudinal, reformulação geométrica dos nós existentes e supressão das duas últimas zonas de viragem à esquerda na via.

A obra incluiu, ainda, a adequação das vias de aceleração e abrandamento, organizados os acessos à via, alargadas, substituídas e reabilitadas as obras de arte, criados restabelecimentos e caminhos paralelos e adaptados os sistemas de drenagem superficial e profunda.

Esta constitui a primeira fase do projeto de requalificação e duplicação do IP3, numa intervenção a executar ao longo de 75 quilómetros. A segunda fase da obra, consiste na duplicação e requalificação do troço entre o Nó de Souselas e o Nó de Viseu. O projeto base da segunda fase do empreendimento está em fase de Avaliação de Impacto Ambiental, e a emissão da Declaração poderá acontecer no terceiro trimestre de 2021, pelo que, o início desta fase, deverá ocorrer no final deste ano ou no início de 2022.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *