Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas lança concurso de 4 milhões para apoiar o setor da caça

26/07/2021 13:51

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lança concurso de apoio ao setor cinegético em Portugal, nomeadamente, às entidades gestoras de zonas de caça associativa, municipal e turística, com um dotação orçamental de quatro milhões de euros em 2021.

Segundo o ICNF, este apoio visa fomentar o ordenamento e dinamização do espaço rural com melhorias de habitat, seja através da instalação de campos de alimentação, comedouros, bebedouros e cercas, seja através de limpezas de matos. Pretende, ainda, promover a criação de mosaicos de paisagem favoráveis, tanto à ocorrência de espécies silvestres como à diminuição do risco da ocorrência de incêndios.

O desígnio primordial é continuar a promover a preservação de habitats e de espécies, e contribuir para a conservação da natureza, tendo em conta que a «gestão de zonas de caça é uma ferramenta de melhoria dos ecossistemas, sendo uma importante ferramenta para a preservação dos mesmos potenciando paralelamente a existência de mais-valias a nível económico e nível social», esclarece a entidade.

O apoio do Fundo Ambiental será concedido em regime forfetário, sob a forma de subsídio não reembolsável, com valores entre 0,30 €/ha e 1,40 €/ha em função da tipologia da zona de caça.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *