Iniciativa “Comer Bem, Sorrir Melhor” percorre território da CIM Viseu Dão Lafões

02/05/2022 12:29

Esta segunda-feira, 2 de maio, foi assinalado o início da itinerância do projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” pelo território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no Agrupamento de Escolas do Viso, em Viseu. 

O “Comer Bem, Sorrir Melhor” é uma iniciativa «de inovação social que, tendo como público-alvo todos os alunos do 1.º ciclo de Viseu Dão Lafões, conjuga a promoção da literacia em saúde oral, com a promoção de hábitos alimentares saudáveis, intervenções de cariz preventivo e a disponibilização de documentação com diagnósticos e recomendações», é explicado.

Este projeto tem como principal objetivo «desenvolver ações com impacto nos alunos, respetivas famílias, professores e comunidade em geral».

Alunos do 1.º ao 4.º ano das Escolas do nosso território, serão visitados por um “consultório móvel” e por um grupo de profissionais constituído por Médicos Dentistas e Nutricionistas. Aquando da visita as crianças serão envolvidas num conjunto dinâmicas, entre as quais, a realização consultas/avaliações de medicina dentária e de nutrição.

«Nesta primeira fase de itinerância pelas Escolas do Território, esta iniciativa dará resposta aos alunos do 4.º ano de escolaridade, para que estes possam ter acesso a uma consulta antes de seguirem para uma nova etapa do seu percurso escolar, o 5.º ano. No início do próximo ano letivo serão avaliados os restantes alunos(as), atualmente a frequentar o 1º, 2º e 3º anos de escolaridade».

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, «ao longo dos 15 anos da sua existência, a CIM tem promovido inúmeros projetos educativos e pedagógicos que consideramos serem uma mais-valia para o sucesso escolar dos nossos alunos. Entre os diversos temas explorados, podemos destacar a literacia ambiental, a literacia financeira, as ciências experimentais e a robótica. A estes aliamos, agora, as questões da saúde oral e da alimentação saudável, áreas cada vez mais presentes no nosso dia a dia».

«Nesta iniciativa, inicialmente, estimámos envolver, no máximo, 5000 alunos(as), dos 14 concelhos de Viseu Dão Lafões, mas ultrapassámos largamente a nossa espectativa e temos, atualmente, cerca de 5600 alunos, pelo que acreditamos que estamos a contribuir ativamente para a promoção da saúde e de hábitos de alimentação saudáveis», concluiu o Secretário Executivo.

Recorde-se que este programa promovido pela Ordem dos Médicos Dentistas e pela Ordem dos Nutricionistas é financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da UE, tendo como parceiros sociais a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e a Colgate. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.