Hospital CUF Viseu realiza cirurgia inovadora na remoção de tumor

07/07/2021 17:08

Foi realizada, pela primeira vez, uma técnica minimamente invasiva de remoção de um tumor cerebral através do nariz, no Hospital CUF Viseu. Da equipa, fizeram parte: José Marques dos Santos e Filipe Rodrigues, especialistas em Otorrinolaringologia e Miguel Trigo Carvalho, especialista em Neurocirurgia, em articulação com a equipa de anestesiologia e de enfermagem. 

Com esta intervenção não se manipula o cérebro nem os nervos óticos, como na cirurgia tradicional, possibilitando, assim, reduzir a probabilidade de riscos e complicações durante e após o procedimento. Permite, ainda, um tempo de internamento mais curto e uma recuperação pós-operatória mais rápida do doente, evitando, igualmente, cicatrizes visíveis na cabeça. 

A cirurgia endoscópica transesfenoidal, como é intitulada, consiste na utilização de um endoscópio – um tubo fino com fibra óptica que permite obter imagens com elevada definição para analisar o interior do corpo – que possibilita o acesso, através das narinas, ao tumor localizado no cérebro e assim removê-lo. O endoscópio dispõe de um ecrã que permite a visualização em profundidade e com maior precisão da  zona do corpo que está a ser intervencionada.

Este procedimento é realizado para a remoção de tumores da hipófise, uma glândula responsável pela produção de diversas hormonas. Os tumores da hipófise produzem frequentemente hormonas que dão origem a sintomas resultantes do desequilíbrio hormonal. Quando estes tumores atingem grandes dimensões podem levar a alterações visuais, uma vez que a hipófise se localiza no interior do crânio, entre os nervos óticos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *