Gastronomia e Vinhos do Centro destacados em livro e documentário

14/12/2021 17:34

O livro e documentário “Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal”, da autoria do Turismo Centro de Portugal, com curadoria do chef Diogo Rocha, foram hoje apresentados no mercado José Estêvão, no Largo da Praça do Peixe, em Aveiro.

Em ambos, o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, distinguido com uma Estrela Michelin, é o protagonista do percurso pelo melhor que a região Centro de Portugal oferece ao nível da gastronomia e dos vinhos.

De acordo com a entidade Turismo Centro de Portugal, o chef Diogo Rocha foi, durante semanas, ao encontro de produtos, paisagens e receitas, assim como das pessoas «que fazem desta região um tesouro de ingredientes, de sabores e de mestrias sem igual».

As 85 páginas do livro traduzem-se num percurso de mais de 1600 km, onde foram realizadas 25 entrevistas e feitas 44 visitas.

O livro e o documentário estão disponíveis no site do Turismo Centro de Portugal, e inserem-se no projeto de comunicação e promoção turística “Experiências By”, uma iniciativa com o intuito de promover as características distintivas do território, através de uma rede de curadores de experiências em diversas áreas.

Durante a cerimónia, Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, revelou que este projeto começou «com um desafio lançado ao chef mais estrelado do Centro de Portugal, que ao longo dos anos tem dado o seu melhor para valorizar a nossa gastronomia. Esta viagem mostra aquilo que temos de melhor, mas saindo dos cânones tradicionais da nossa gastronomia e vinhos. Quisemos ir mais longe, levando o chef Diogo Rocha aos mercados, ruas e vielas, restaurantes e tasquinhas do Centro de Portugal».

Diogo Rocha salientou que esta “viagem-romance” convida as pessoas a visitar região e a apaixonar-se pelos seus produtos. «Procurámos fugir um pouco do tradicional: falamos de coisas que todos conhecem, mas mostramos também produtos e locais menos prováveis. Esse foi o maior desafio», acrescentou.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.