Exposição Itinerante “O Futuro é Amanhã!” está de regresso

18/10/2021 18:48

Esta segunda-feira, 18 de outubro, teve lugar a Sessão de Abertura da Exposição Itinerante “O futuro é Amanhã!” marcando, assim, um novo ciclo de itinerância. 

Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente através do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), esta mostra, «surge enquadrada no projeto “O futuro é amanhã!”, cujo principal objetivo é promover a literacia ambiental, nomeadamente no que respeita às alterações climáticas, e a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis», esclarece a CIM. 

Esta exposição itinerante pretende «sensibilizar a comunidade escolar para a temática das alterações climáticas, partindo de questões simples e de desafios para mobilizar e cativar para a adoção de atitudes e comportamentos que atenuem e mitiguem os impactos negativos das alterações climáticas no território», acrescentam.

À semelhança do último ano letivo, a exposição vai percorrer os 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões, contudo, desta vez, ficará uma semana em cada Escola e Agrupamento de Escolas.

A cerimónia desta segunda-feira decorreu na Escola D. Luís de Loureiro, do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique – Viseu. Para o Diretor da Escola, Dinis Augusto Saraiva, «Esta é uma iniciativa que encontra grande adesão entre os nossos alunos, sendo importante que eles aproveitem estas oportunidades para desenvolver o seu conhecimento sobre estes temas. Eles, por vezes mais do que os adultos, mostram uma sensibilidade especial para com o ambiente».

«Merece, ainda, destaque o facto desta exposição ter a sua primeira apresentação nesta escola, fora dos centros urbanos, na medida em que temos de transformar a nossa vontade de descentralização numa realidade palpável, como vemos aqui», acrescentou o Diretor.

Segundo o Vereador da Educação do Município de Viseu, Pedro Ribeiro, «É importante envolver a comunidade, desde tenra idade, no debate e na reflexão, ampliando o conhecimento, na nossa região, sobre as alterações climáticas. Assim, é com muito gosto que o Município de Viseu se associa a mais uma iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões». 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho «Esta exposição itinerante tem vindo a afirmar-se enquanto uma mais-valia para a consciencialização da população estudantil para as alterações climáticas na Região Viseu Dão Lafões».

«Atendendo aos impactos diretos das alterações climáticas na região, a CIM entende que a comunidade educativa assume um papel estratégico na mudança de paradigma. Assim, adotámos diversas metodologias de trabalho com vista a desenvolver, junto da comunidade escolar, uma literacia ambiental capaz de introduzir os conceitos de adaptação e de mitigação do fenómeno das alterações climáticas no nosso território», concluiu o Secretário Executivo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *