Equipa do CHTV cria manual de apoio de psiquiatria

08/07/2021 17:51

Criado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), ‘Ornitorrincos Psiquiátricos – Casos Bicudos e Outros Dilemas Diagnósticos’ pretende ser um manual de apoio ao médico interno de Psiquiatria e ao médico especialista, no que diz respeito a algumas das síndromes mais extravagantes. A publicação é, ainda, dirigida a profissionais de saúde de outras áreas, como dermatologistas.

A obra inspira-se nas idiossincrasias do ornitorrinco, animal heterogéneo que, pondo ovos, é mamífero, e que, tendo bico de pato, tem uma cauda semelhante à de um castor. Animal incomum, ornitorrinco desafiou sozinho todo o sistema classificativo de Lineu.

O manual descreve, assim, algumas entidades nosológicas psiquiátricas que são atípicas, quer seja pela sua heterogeneidade, pela sua frequência incomum, ou por se perderem com o advento dos mais recentes manuais de diagnóstico (e que, no entanto, psiquiatras mais experientes continuam a reconhecer e a diagnosticar nas suas consultas).

O livro teve a coordenação de David Teixeira, Médico Interno de formação específica em Psiquiatria no CHTV; e de Nuno Pessoa Gil, Médico Psiquiatra no CHTV, Membro da Unidade Terapêutica de Dor Crónica do CHTV e Coordenador do Internato Médico e Formação Pós-Graduada do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHTV.

Publicado pela Lidel Editora, esta é a primeira obra criada inteiramente por profissionais do CHTV, revertendo todos os lucros para a unidade hospitalar. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *