Alojamentos e restauração com fortes quebras na época festiva, segundo a AHRESP

04/01/2022 11:46

Segundo o mais recente inquérito da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) sobre o Natal e o Fim de Ano, as novas medidas restritivas impactaram mais de 80% das empresas de alojamento e restauração.

Só nesta época de Natal e Fim de Ano, 47% das empresas de restauração e 42% do alojamento registaram cancelamentos em mais de metade das reservas confirmadas depois de anunciadas as recentes restrições.

O primeiro anúncio das restrições, no final do mês de novembro, que dava conta da obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação para Restauração e Alojamento, e testes para bares e discotecas, resultou em cancelamentos em cerca de 85% das empresas de restauração e similares questionadas.

Os dados deste inquérito dão conta, ainda, de que 57% das empresas encerraram os seus estabelecimentos no primeiro dia do ano.

Já no que diz respeito à faturação, cerca de 20% destas entidades garantem terem registado quebras de faturação superiores a 50% em dezembro, comparativamente ao mesmo mês em 2020.

O inquérito contou com 557 respostas válidas e representativas dos setores da restauração, similares e do alojamento turístico, em território nacional.

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