Embaixadora da Bélgica visita Município de Tondela

16/03/2022 18:32

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, e o vice-presidente, João Carlos Figueiredo, receberam, esta manhã, a embaixadora da Bélgica em Portugal, Genevieve Renaux, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

Neste encontro, a embaixadora abordou a possibilidade de se dar a conhecer a presença de soldados tondelenses na 1.ª Guerra Mundial. Elogiou ainda os monumentos alusivos à guerra, pela sua beleza e expressividade, destacando que estas manifestações históricas expressam aspetos belicistas, realçando o monumento existente no Largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho, que valoriza o sentimento e o humanismo. A embaixadora e a sua equipa tiveram ainda a oportunidade de visitar a localidade. 

Hélder Abraços, responsável pelo Arquivo Municipal, acompanhou a visita dando a conhecer a história do concelho, retratada nos painéis de pintura expostos no Salão Nobre. De seguida, a comitiva visitou duas olarias, na Freguesia de Molelos, uma de António Marques e outra de Carlos Lima, onde teve a oportunidade de conhecer a arte do fabrico de cerâmica pelo processo de cozedura redutora, vulgarmente conhecida pela cozedura de barro negro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.