Distrito de Viseu recebe apoio em nove projetos de requalificação nas áreas da educação e património

06/05/2021 14:01

A Região Centro, através do Programa Operacional Centro 2020, reforçou o financiamento em 72 duas candidaturas, anteriormente aprovadas, num valor global de 8,4 milhões de euros, e aprovou 35 novos projetos nas áreas da educação, saúde e património, que se traduzem numa comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros.

Estes projetos, apoiados no âmbito dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial celebrados com as Comunidades Intermunicipais (CIM), visam estimular o investimento público, fundamental para a retoma económica e social, no contexto pandémico atual.

Ao todo, são nove os projetos apoiados no distrito de Viseu, nas áreas da educação e património.

Mangualde recebe cerca de 107 mil euros para a requalificação da EB1 Ana de Castro Osório. Já em Nelas, 37 mil euros destinam-se às obras da Escola básica do 1º Ciclo da Feira, em Canas de Senhorim e 39 mil euros vão para a intervenção na Escola Básica do 1º Ciclo do Fojo.

No município de São Pedro do Sul já arrancaram as obras da Escola Secundária, um das candidaturas aprovadas, com um investimentos que ascende os dois milhões e meio. Por sua vez, o concelho satense vai ver o Parque Escolar de Sátão – Pré Escolar de Pedrosas requalificado, com um financiamento que ronda os 49 mil euros.

Tondela é apoiada em 797 mil euros para a requalificação da Escola Secundária e o Município de Viseu vai intervir na Escola EB1 da Ribeira e na Escola Básica da Paradinha, com um apoio de 773 mil euros e 279 mil euros, respetivamente.

No que diz respeito ao património, a Casa do Passal, em Carregal do Sal, vai ser alvo de requalificação e musealização, representando um investimento de um milhão de euros.

Fonte: Diário de Viseu

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *