Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa com ações do movimento #STOPIDADISMO

14/06/2021 11:13

Neste ano de 2021, o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, com data marcada para 15 de junho, será caraterizado por circunstâncias especiais. Este é o segundo ano em que a data será lembrada durante a pandemia de Covid-19 que tem provocado óbitos em massa de idosos em do mundo.

A gravação e divulgação de vídeos com especialistas que, abordarão o tema dos maus-tratos à pessoa idosa, serão algumas das ações do movimento #StopIdismo, ao longo da próxima terça-feira, dia 15 de junho. Os vídeos serão divulgados pelas redes sociais e site oficial do movimento.

O projeto, também, lançou um apelo para que, os cidadãos de todo o mundo produzam cartazes sobre o tema, tirem uma foto e publiquem nas redes sociais, com a hashtag #StopMausTratosPessoasIdosas.

O #StopIdadismo é composto por organizações de diversos países dos dois lados do Oceano Atlântico, o movimento foi lançado oficialmente no dia 30 de abril de 2021, como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como Idadismo.

A divulgação de depoimentos de especialistas de vários países, o apoio à criação de uma Liga Iberoamericana contra o Idadismo e o protesto contra a proposta em discussão na Organização Mundial da Saúde (OMS) de considerar a velhice como doença, são algumas das ações do movimento #StopIdadismo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *