Dia Internacional Contra a Corrupção assinalado em Oliveira de Frades

10/12/2019 19:40

A ação de informação e sensibilização sobre o tema da corrupção decorreu, esta segunda feira, na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades. O convidado, Paulo Morais, fez uma abordagem dos níveis de corrupção existentes em Portugal, nomeadamente no aparelho central do Estado, os lobbys económicos, as suas teias de influência e no poder local. De acordo com o orador, Portugal juntamente com a Grécia, Espanha e Itália são os países mais corruptos da União Europeia. A corrupção mina o desenvolvimento de um país, daí que à escala universal os países menos desenvolvidos e mais pobres são, também, os mais corruptos. Inversamente, os países mais ricos são os menos corruptos e os mais desenvolvidos, como são exemplo os países do norte da Europa.

 

Paulo Morais, professor na Universidade Portucalense, no Porto, tem fortemente denunciado, em diversos meios de comunicação social, a corrupção e a promiscuidade entre os poderes políticos e os poderes económicos, tendo publicado diversos livros, entre os quais se destaca “Da Corrupção à Crise”.

 

Esta iniciativa teve como propósito alertar as pessoas para alguns factos e números verdadeiramente preocupantes para um Estado Democrático e de Direito e que são impeditivos do desenvolvimento no nosso país.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *