DGS reduz tempo de isolamento para sete dias. Saiba em que situações

30/12/2021 15:22

O período de isolamento passou de 10 para sete dias de pessoas infetadas com covid-19 assintomáticas e dos contactos de risco. Um decisão anunciada esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A decisão surge um dia depois da Região Autónoma da Madeira ter reduzido para cinco dias o período de isolamento de infetados assintomáticos e de quem contactou com casos positivos, acabando mesmo com a quarentena de contactos vacinados com a terceira dose.

A Direção-Geral da Saúde adianta, em comunicado, que informou hoje o Ministério da Saúde sobre a redução do período de isolamento profilático e que «a operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana».

«Esta decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron», refere a DGS.

Esta redução só se aplica para pessoas infetadas assintomáticas e para contactos de alto risco, isto é, que tenham estado em contacto com um infetado.

//Lusa e redação//

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.