Desporto, cultura e homenagem ao povo ucraniano marcam as comemorações do 25 de abril em Nelas

20/04/2022 13:28

Para celebrar o Dia da Liberdade, o Município de Nelas apresenta um conjunto de iniciativas de índole institucional, cultural, recreativa, social e desportiva, que iniciam com o tradicional Hastear da Bandeira com Formatura dos Bombeiros Voluntários, em Canas de Senhorim e em Nelas, seguida de Sessão Comemorativa da Assembleia Municipal, onde os diferentes grupos parlamentares são convidados a intervir, perpetuando-se assim os valores da liberdade e democracia.

À tarde, a Reconstituição Histórica do 25 de Abril de 1974, organizada pelo CLDS Nelas, apela à participação de toda a comunidade, num momento de cidadania, assinalando-se de forma simbólica a tomada do Quartel do Carmo pelo Movimento das Forças Armadas no dia 25 de Abril de 1974.

O momento seguinte, no Cineteatro Municipal, composto por música, poemas, textos e testemunhos, reforça o significado da comemoração da Liberdade em Portugal. Dado o contexto internacional em que vivemos, em que a liberdade e os direitos são colocados em causa, a iniciativa conta com a participação de duas Ucranianas residentes no Concelho, que em conjunto com o Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas de Nelas, preparam uma singela homenagem ao povo ucraniano, ao qual o Município de Nelas se associa e é solidário.

No dia 24 de abril, tem lugar a Caminhada da Liberdade, o 5º Trail do Dão, organizado pelo Núcleo Dão Nelas, com partida da Aldeia dos Moinhos em Senhorim, e que tem a possibilidade de ser percorrido em 30 km (Trail Longo), em 18 km (Trail Curto) e 10 km (caminhada).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.