‘Cultura no Dão’ é a proposta de verão dos municípios de Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde

06/08/2021 12:20

Espetáculos de teatro e arte circense, concertos, observação de astros, artesanato e arte a céu aberto são algumas das propostas que irão decorrer, entre agosto e setembro, em Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde. 

Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde contam este verão com dezenas de eventos itinerantes, com o intuito de contribuir para apoiar os agentes culturais e estimular a dinâmica económica, bem como valorizar o património artístico-cultural da região, a sua identidade e comunidades, reforçando a atratividade do território e o incremento do seu valor turístico.

Já esta sexta, sábado e domingo acontece a iniciativa “Verão Estrelas”, que traz a Mangualde três concertos intimistas, todos os dias às 21h30, na Serra das Pousadas, local propício para a observação de astros nas noites quentes de verão. O público será convidado a observar o universo através de dois telescópios estrategicamente colocados para observação dos astros, ao mesmo tempo que ouvem música. A 6 de agosto atua José Júlio, no dia a seguir, 7 de agosto, será a vez de Miguel Rodrigues dar música com o projeto “Empa”Francisco Sales atua a 8 de agosto. A iniciativa será acompanhada por profissionais da Academia@STEM Mangualde.

O espetáculo multidisciplinar e itinerante “Nas Cores da Beira” acontece a 31 de agosto, na Praça do Município em Nelas, e volta à boca de cena em setembro, no dia 2, em Mangualde, no Largo Dr. Couto, e no dia 4 do mesmo mês, em frente à Câmara Municipal de Penalva do Castelo. Com um elenco composto por atores profissionais, artistas de circo e população local escolhida num casting realizado em maio último, o espetáculo conta-nos vidas que se cruzam, a da beirã de nome Maria e a do lisboeta Ilídio, um jovem casal que, mesmo de terras e estatutos diferentes, vivem uma história de amor sem igual numa aldeia do interior.

Ainda em agosto, a 19, o Largo Dr. Couto em Mangualde recebe o concerto dos Basilda, altura ideal para o coletivo de pop-dance do Porto apresentar finalmente ao vivo as músicas do álbum “Keep on Dancing”.

De ressalvar que até setembro, o Município de Nelas conta com um programa de animação de verão pautado por espetáculos de teatro, arte a céu aberto, artesanato, concertos de jazz e ainda uma iniciativa de turismo cultural “Das Lagaretas Medievais ao Vinho do Dão” a acontecer dia 04 de setembro em Santar. Já o Festival de Artes Performativas “Habitua-te”, um dos grandes eventos culturais de Nelas que decorre todos os anos em Carvalhal Redondo, será reagendado com novas datas a designar.

‘Cultura no Dão’ é um programa cultural em rede, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *