Crianças em Moimenta da Beira formam laço humano azul pela prevenção dos maus-tratos na infância

29/04/2022 17:39

Mais de 200 crianças do ensino pré-escolar do concelho de Moimenta da Beira juntaram-se, na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, na renovada Praça do Tabolado, em frente ao edifício da Câmara Municipal, para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Sentadas no chão com um boné azul na cabeça, as crianças (do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Alvite, Leomil, Santa Casa da Misericórdia e AMAI) formaram um laço azul humano, que pretende alertar para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. À efeméride, associaram-se também a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal.

O “Movimento do Laço Azul” teve origem em 1989, nos Estados Unidos, quando uma avó, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais, amarrou um laço azul à antena do seu carro, num gesto de alerta para o combate aos maus-tratos na infância. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo e o neto acabou mesmo por ser assassinado pelos progenitores.

Para sinalizar o mês dedicado a esta causa a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Moimenta da Beira, a Gentes CLDS 4G, em conjunto com a Câmara Municipal realizaram outras atividades como a colocação de lonas no parque verde junto das escolas, piscina municipal e Minipreço. Foram também distribuídos panfletos e laços junto das crianças da Santa Casa da Misericórdia e da AMAI.

As atividades desenvolvidas tiveram o patrocínio da Wigge e da Polimagra.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.