COVID-19: Começa hoje a vacinação dos 12 aos 15 anos com 110 mil agendamentos

21/08/2021 13:15

Este é o primeiro de dois fins de semana dedicados à vacinação contra a covid-19 de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos.

Para este primeiro fim de semana estão agendadas cerca de 110 mil pessoas, um quarto do total.

A ‘tark-force’ decidiu também abrir a modalidade “Casa Aberta”, para além do autoagendamento e daqueles que foram chamados pelos serviços de saúde.

A modalidade “Casa Aberta”, funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/), e atualmente só está disponível para maiores de 16 anos.

As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

“Neste momento, temos mais de 160 mil destes adolescentes inscritos. No total são cerca de 410 mil. Foi um autoagendamento, apesar de tudo, positivo, mas é preciso expandi-lo e depois haverá outras metodologias para continuar a captar estas pessoas”, disse Graça Freitas na quinta-feira em entrevista à RTP.

De acordo com o calendário definido pela ‘task-force’, o objetivo é concluir o processo de vacinação dos jovens até ao dia 19 de setembro, perto do início do ano letivo. É nesse fim de semana que serão administradas as segundas doses do próximo “turno”. 

A recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida no passado dia 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.

//Lusa e redação//

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *