“Côta parte de mim” é o resultado da segunda residência artística do projeto Diálogos

03/08/2021 13:12

Côta, Ribafeita, Calde e Viseu recebem entre 7 e 10 de agosto, respetivamente, as apresentações públicas de “Côta parte de mim…”, uma performance que resulta da segunda residência artística do projeto “Diálogos”.

O parque do Tojal do Carril, em Côta é o primeiro palco escolhido, seguindo-se o Largo da Junta de Freguesia, em Ribafeita no dia 8, a Junta de Freguesia de Calde a 9 de agosto e Viseu, em local a designar no dia 10.

Esta iniciativa, dinamizada pela Nicho Associação Cultural, aposta num modelo de criação assente na partilha entre artistas e comunidade.

Partindo de três residências artísticas levadas a cabo nas freguesias mais afastadas da sede do concelho de Viseu, o projeto inclui este espaço de partilha com o público, que precisamente tem lugar nas localidades participantes: Calde, Côta e Ribafeita. Ao longo de três semanas, artistas e as respetivas coletividades de cada freguesia dão forma às performances. 

Tal como a atuação da residência prévia, “Assim os vivos também se tornam fantasmas”, desenvolvida em Calde durante o mês de junho, “Côta parte de mim…” nasce das memórias de alguns dos residentes mais antigos da freguesia, aproveitando, simultaneamente para homenagear o passado, olhar para o presente e perspetivar o futuro. 

Leonor Barata e Vítor Freitas foram os artistas protagonistas do primeiro “Diálogo”, enquanto que este “Diálogo” nº2 conta com Gabriel Gomes e Romulus Neagu. Estas duas performances fundem-se num terceiro “diálogo”, que será o culminar de todo o projeto, contando com a coordenação artística de Graeme Pulleyn. 

O público pode ainda conhecer mais sobre cada um dos três processos criativos, através da exposição que pode ser visitada depois de cada uma das apresentações. 

Os interessados nesta segunda edição do projeto “Diálogos” poderão adquirir bilhetes através deste formulário.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *