Concelhos do Alto Mondego recebem espetáculos de Slackline

04/09/2021 10:40

Durante o mês de setembro, Nelas, Gouveia, Fornos de Algodres e Mangualde vão ser palco de espetáculos de Slackline, no âmbito da Rede Cultural do Alto Mondego.

Trata-se de um espetáculo de teatro diferente do habitual, onde a história se desenrola em cima de fitas. Esta é uma iniciativa coordenada pelo Campeão Nacional de Slackline, Rui Mimoso, que conta com o envolvimento de elementos da comunidade, onde cada um sobe ao palco para contar a perspetiva individual de uma história em comum.

O enredo por detrás do espetáculo varia de concelho para concelho. Em Nelas e Mangualde a história desenvolve-se em torno de despedidas e reencontros, das festas e das romarias. Enquanto que em Gouveia, à trama junta-se a poesia de Virgílio Ferreira.

Já Em Fornos de Algodres o desafio passa por pedir emprestado o olhar do rio Mondego e mergulhar na travessia, no tempo e no espaço, desde a origem aos dias de hoje. A criação faz, ainda, referência às linhas de comboio e ao fadista António Menano. 

O programa começa já este este fim de semana, 4 e 5 de setembro, em Gouveia. Seguindo-se Fornos de Algodres, nos dias 9 de 10 de setembro. A 11 de setembro é Nelas a receber o espetáculo. A digressão termina em Mangualde, no dia 17 de setembro. Todos os espetáculos decorrem ao livre e tem início pelas 21h30. 

As performances são o culminar de um conjunto de capacitações, onde a comunidade teve oportunidade de aprender as bases da modalidade e aplicá-la às artes.

O projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural” tem como principal desígnio dinamizar o interior do país com atividades culturais distintivas e com uma forte ligação aos territórios, aproximando a cultura às suas comunidades.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *