Concelho de Vouzela: Conheça os candidatos à sua freguesia

16/09/2021 20:30

Vouzela é uma vila do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região centro e sub-região Viseu Dão-Lafões. Este concelho é subdividido em nove freguesias, num total de 193,69 km² e, segundos os últimos censos tem 9.588 habitantes.

ALCOFRA

A freguesia de Alcofra tem 28,32 km² e um total de 910 habitantes. Celestino de Jesus Vaz cumpriu três mandatos à frente dos destinos da freguesia, e não se pode recandidatar pelo PSD. O partido escolheu Luís Miguel Henriques da Silva para o sufrágio de 26 de setembro. Na corrida está também Gil Henriques Giestas do Nós, Cidadãos, Ana Cristina de Almeida Marques pela CDU, e Sandra Maria Marques Henriques pelo Partido Socialista.

Nas últimas eleições

CAMPIA

Às eleições de setembro concorrem três partidos à freguesia de Campia, que tem 37,06 km² e 1.437 habitantes. Pelo PSD temos Carlos Manuel Tavares Duarte, atual presidente da junta, que tentará o seu terceiro mandato. Pela CDU, a primeira da lista é Maria Isabel de Almeida. E Pedro Miguel Torres Tavares da Silva é o cabeça de lista pelo PS.

Em 2017, o PSD venceu com 47,39% dos votos, em segundo +A com 34,31% e 14,71% para o Partido Socialista.

FORNELO DO MONTE 

Com 15,24 km² e 255 habitantes, a freguesia de Fornelo do Monte é agora comandada por Sérgio Luís Rodrigues do Vale, que volta a recandidatar-se para o seu terceiro mandato pelo PS. Já o PSD está encabeçado por Ana Carina Gomes Ferreira, e o Juntos pela freguesia de Fornelo do Monte apresenta Celso Barreira Rodrigues.

Nas últimas eleições o PS venceu com 62,77% da votação, contra os 34,57% do PSD.

QUEIRÃ

Queirã tem 24,01 km² e um total de 1.228 habitantes. Paulo César Mendes Ribeiro é o atual presidente da junta, e recandidata-se para o seu segundo mandato pelo PSD. Em oposição terá Susana Carla Marta do Outeiro pelo PS.

No último sufrágio, os dois partidos que concorrem às eleições, ficaram separados por pouco. O PSD venceu com 48,54%, e o PS alcançou 47,76%.

SÃO MIGUEL DO MATO

Esta localidade tem 808 habitantes, num total de 9,11 km². Para as eleições de 26 de setembro, o atual presidente da junta, Gilberto Marques do Carmo não apresentou a recandidatura pelo PS. O partido escolheu Ana Margarida Almeida Lima para o sufrágio. Pelo PSD candidata-se Daniel dos Santos Meneses Pereira.

Os Socialistas venceram as últimas autárquicas com 50,32% dos votos, e o PSD conseguiu 46,84%.

VENTOSA

A freguesia de Ventosa tem 18,21 km² e 678 habitantes. Nesta localidade, a atual presidente da junta, Maria de Fátima Marques Figueiral não apresentou a recandidatura, depois de dois mandatos à frente dos destinos da freguesia. O partido escolheu Agostinho Constantino Rodrigues de Carvalho. Contra si terá pelo PS, Agostinho Carvalho Trindade Neves.

Em 2017, concorrem três partidos aos destinos da freguesia, acabando por vencer o PSD com 57,60%, em segundo o PS 40,30% e 0,19% para o PCP-PEV.

U.F. CAMBRA E CARVALHAL DE VERMILHAS

A União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas tem 32,61 km² e 1.363 habitantes. À frente dos destinos da U.F. está agora António Ferreira da Silva pelo PSD, que tenta nas eleições de 26 de setembro, o seu terceiro e último mandato. Pela CDU candidata-se José Carlos Pereirinha Rodrigues e pelo PS Pedro Gonçalo Monteiro Leite Marques Xavier.

O PSD venceu com uma grande margem, nas últimas eleições. 69,91% dos votos para o partido, contra 16,31% do PS e 3,67% do PCP-PEV.

U.F. FATAUNÇOS E FIGUEIREDO DAS DONAS

Com uma área de 12,66 km² e com 989 habitantes, a União de Freguesias é agora comandada por Carlos Alberto Santos Oliveira do PSD, que depois de dois mandatos não apresentou uma recandidatura. Venceu em 2017 com 66,52% dos votos. Nesta eleição, o partido terá José Carlos Pinto Martins a sufrágio, a adversária será Paula Cristina Moreira Lobo, do PS.

Nas últimas autárquicas o PS teve 30,03% e 0,86% o PCP-PEV.

U.F. VOUZELA E PAÇOS DE VILHARIGUES

A União de Freguesias, sede do concelho, é a que tem um maior número de habitantes 1.920, num total de 13,94 km². O atual presidente é António Figueiredo Garcez do PS, que depois de dois mandatos deixa os destinos da instituição. O Partido Socialista elegeu António Meneses de Campos para concorrer ao cargo. Pela frente terá José Lino Simões Lopes Tavares do PSD e Ana Sofia de Figueiredo Morgado da CDU.

No último sufrágio, o Partido Socialista venceu com 561 votos, o PSD consegui 447 e o PCP-PEV 33.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *