Concelho de Viseu: Conheça os candidatos à sua freguesia

21/09/2021 19:30

Capital de distrito e de concelho, Viseu situa-se na sub-região Dão Lafões, sendo uma das principais cidades da região Centro, com uma área de 507,1 km². De acordo com os dados preliminares dos Censos 2021, é ocupada por 99 693 habitantes.

O concelho viseense é composto por 25 freguesias e nas próximas eleições autárquicas apresentam-se os seguintes candidatos:

Abraveses

Com uma área de 11,95 km², a freguesia de Abraveses tem 8.356 habitantes e apresenta sete listas ao pleito autárquico.

Desde 2013, a autarquia é presidida por Rui Pedro de Oliveira Almeida, que procura o seu terceiro mandato, pelo partido PPD/PSD.  José dos Santos Lopes Martins avança pela CDU. Já o PS tem como cabeça de lista Carlos Alberto Borges de Oliveira. Carlos Ernesto Fernandes candidata-se pelo Bloco de Esquerda, David Antonio Ribeiro Correia Barreiros chega-se à frente pelo CHEGA, José Manuel Pereira Fernandes da Rocha é o candidato do CDS, e pela Iniciativa Liberal candidata-se Renato Gonçalo Guedes Ferreira.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PSD venceu com 51,9% dos votos, seguindo-se o PS com 25,3%, o Bloco de Esquerda com 7,1%, o PCP-PEV com 4,9%, e por fim, CDS-PP com 4,3%.

Barreiros e Cepões

A União de Freguesias de Barreiros e Cepões tem 1.395 residentes e alberga uma área de 35,19 km².

António da Silva Gomes Tavares, presidente desde 2013, pelo PPD/PSD, não se recandidatará ao cargo, sendo João da Silva Duarte o candidato pelo partido nas eleições de setembro. Pela CDU avança Manuel Esteves Rodrigues, já João Fernando de Sousa Batista é o candidato do PS.

Em 2017, o PPD/PSD venceu as eleições autárquicas por 38,6%, derrotando o PS, que obteve 30,4% dos votos, seguindo-se o Bloco de Esquerda com 23,2% e o PCP-PEV com 2,6%.

Boa Aldeia, Farminhão e Torre Deita

Com uma área de 35,13 km², na União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torre Deita residem 2.361 habitantes.

Em 2017, José Paulo Moreira Cardoso de Meneses foi eleito para o segundo mandato consecutivo pelo PS. Nas eleições de setembro, o autarca procura um terceiro, enquanto candidato independente, pelo Movimento Independente CIU – Cidadãos Independentes Unidos. O atual presidente enfrenta nas urnas José Fernando Gomes Pereira, pelo PS, Fernando dos Santos Matos, candidato da CDU e, ainda, Manuel Jorge Nunes, cabeça de lista do PPD/PSD.

No último escrutínio, o PS venceu com 40,7%, seguindo-se os 32,3% do PPD/PSD, os 20,8% do CDS-PP e em último ficou o PCP-PEV, com 1,0%

Bodiosa

Com 2.840 habitantes, a freguesia de Bodiosa ocupa uma área de 25,6 km² e conta apenas com as candidaturas do PPD/ PSD e do PS, nas eleições de setembro.

O atual presidente, Rui Manuel dos Santos Ferreira, volta a candidatar-se pelo PPD/PSD para um terceiro mandato. Já pelo PS quem avança é Manuel António Simão Pedro.

Nas autárquicas de 2017, o PPD/PSD liderou as eleições com 67,92% dos votos, contra os 24,2% do PS e os 3,0% do PCP-PEV.

Calde

A freguesia de Calde abrange 38,36 km² de área e tem 1.271 habitantes, a ela candidatam-se o PPD/PSD, a CDU, o PS e o CDS, nas eleições de 26 de setembro.

O Presidente da freguesia há dois mandatos consecutivos, José Fernandes, recandidata-se pelo PPD/PSD, e enfrentará nas urnas, Manuel de Costa Rodrigues, por parte da CDU, Ricardo Jorge Duarte Casal, pelo PS e Ricardo Emanuel Ramos Alves, pelo CDS.

Nas últimas autárquicas, o candidato do PPD/PSD conseguiu 65,9% dos votos, derrotando os 21,5% do PS, os 6,9% do CDS-PP e os 3,2% do PCP-PEV.

Campo

Ocupando uma área de 15,48 km², a freguesia de Campo tem, atualmente, 4.806 habitantes e conta com cinco candidaturas nas próximas eleições autárquicas.

O atual presidente, Carlos Alberto dos Santos Limas candidata-se ao terceiro mandato pelo PPD/PSD. Carlos Pedro Ferreira dos Santos Coelho de Araújo é o primeiro candidato da Iniciativa Liberal. Já José Alfredo Esteves Prazeres é cabeça de lista da CDU.  Pelo PS, avança Elisabete Isabel Ferreira da Ponte Figueiredo. Nas urnas, defrontará, ainda, o candidato independente Carlos Jorge Carvalho Ferreira.

Em 2017, as eleições autárquicas resultaram em 65,1% dos votos para o PPD/PSD, 18,5% para o PS, 7,8% para o CDS-PP e, ainda, 3,0% para o PCP-PEV.

Cavernães

Em Cavernães, freguesia com 14,13 Km2 e 1.3337 moradores, o atual Presidente, Jorge Anselmo Martins está impossibilitado de se recandidatar por limitação de mandatos. O novo rosto da freguesia será disputado nas eleições de setembro entre António Manuel de Almeida da Silva Rego, pelo PPD/PSD, e Carlos Alberto Monteiro Fernandes, candidato do PS.

Em 2017, o PPD/PSD liderou as eleições com 76,3%, contra os 17,4% do PS e os 2,4% do PCP-PEV.

Côta

Com 796 habitantes e 40,50 Km2 de área, a freguesia de Côta leva apenas duas listas ao pleito autárquico.

O atual presidente, Joaquim Polónio Lopes, que procura um segundo mandato pelo PPD/ PSD, enfrentará nas urnas António de Jesus Tavares Fonseca, candidato do PS.

As eleições de 2017 foram lideradas pelo PPD/PSD, com 45,6%, seguindo-se o PS, com 38,6%. O PCP-PEV obteve apenas 1,8% dos votos.

Coutos de Viseu

Na freguesia de Coutos de Viseu, com 1.500 residentes e 24,22 Km2 de área, o atual presidente, Fernando Manuel Leitão Almeida, recandidata-se ao cargo em busca do terceiro mandato consecutivo pelo PPD/PSD. A 26 de setembro, o autarca enfrentará duas mulheres nas urnas, Maria Salete do Carmo Dias, candidata da CDU, e Carina de Almeida Pessoa da Silva Gonçalves, cabeça de lista do PS.

Nas últimas eleições autárquicas, o PPD/PSD ficou à frente com 57,2%, o PS ficou em segundo lugar, com 29,2%, seguindo-se o CDS-PP com 6,9%, e o PCP-PEV com 2,7%.

Fail e Vila Chã de Sá

Com 15,70 Km2 e 1.500 habitantes, a União de Freguesias de Fail e Vila Chã de Sá tem como atual Presidente José António Marques Seabra Figueiredo. O social-democrata volta a candidatar-se nas eleições de setembro, para um terceiro mandato. O autarca terá a oposição de Ana Filia de Sousa Pereira, candidata da CDU, de Manuel de Almeida Loureiro, cabeça de lista do PS, António José da Costa Fernandes, que avança pelo CDS e, ainda, Cátia Isabel Marques Rodrigues, candidata da Iniciativa Liberal.

O PPD/PSD liderou as eleições de 2017, com 54,1%, derrotando o PS, com 35,1%, o CDS-PP, que obteve 4,4% e o PCP-PEV, que arrecadou 2,1% dos votos.

Fragosela

Em Fragosela, freguesia com 2.533 residentes e 10,82 km² de área, António de Almeida Jesus Lopes, Presidente há dois mandatos consecutivos, volta a candidatar-se pelo PPD/PSD, nas próximas eleições, tendo como único opositor António de Figueiredo Lopes, candidato do PS.

O escrutínio de 2017 resultou em 47,6% dos votos para o PPD/PSD, 37,9% para o PS, 7,0% para o CDS e 1,6% para o PCP-PEV.

Lordosa

Com 1.644 habitantes e 23,26 km² de área, a freguesia de Lordosa terá um novo Presidente, nos próximos quatro anos, uma vez que, o atual, Carlos Manuel Martins Correia, atinge este ano o limite de mandatos.

O autarca foi eleito, em 2017, com 71,3% dos votos, contra os 21,9% do PS e os 2,1% do PCP-PEV.

Em setembro, as urnas serão disputadas entre José Aníbal do Vale Almeida, candidato do PPD/PSD e José Manuel Lopes Pereira, que avança pelo PS.

Mundão

Mundão ocupa 15,79 km² de área e tem 2,412 moradores. Atualmente, a freguesia é liderada por Liliana Natércia dos Santos Tavares, que se recandidata a um segundo mandato, pelo PPD/PSD, nas eleições de setembro.

Na oposição, a autarca enfrentará João Fernando dos Santos Correia, candidato da CDU, Pedro Alexandre Dias Carragoso, cabeça de lista do PS e, ainda, António Miguel Ferrão Soeiro Messias Coelho, que avança pelo CDS.

Em 2017, o PPD/PSD obteve 46,0% dos votos, vencendo o PS e o PCP-PEV, com 43,0% e 3,6%, respetivamente.

Orgens

Orgens, com 3.668 habitantes e 10,53 km² de área, é atualmente liderada por Mauro Henrique Alexandre de Figueiredo Esteves, que ao fim de quatro anos à frente da Junta de Freguesia, não se recandidata nas próximas eleições.

À freguesia de Orgens apresentam-se, assim, cinco listas para o próximo escrutínio. Pela CDU, avança Carlos Augusto da Conceição Lopes e Messias Lopes de Sousa é o primeiro candidato pelo PS. A única mulher a candidatar-se à freguesia é a Marília Isabel Fernandes da Moita, pelo MIFO – Movimento Independente pela Freguesia de Orgens. Já Maurício Marques Dias é o cabeça de lista do PPD/PSD, e Jorge José de Figueiredo Farias candidata-se pelo CDS.

Nas últimas eleições autárquicas, o MIFO venceu com 31,2%, contra os 31,1% do PPD/PSD, os 26,3% do PS, os 3,2% do CDS-PP e os 2,6% do CDS.

Povolide

A freguesia de Povolide, com 1.582 residentes e 20,22 km² de área, tem como atual Presidente José Manuel Almeida Fernandes. O social-democrata procura um terceiro mandato nas próximas eleições, tendo como único oponente Fernando Casimiro Florentino, candidato pelo PS.

Em 2017, o PPD/PSD liderou as urnas com 63,0%, seguindo-se o PS com 33,7% e o PCP-PEV, com apenas 0,9%.

Ranhados

Ranhados é uma freguesia que apresenta 6,58 km² de área, ocupada por 5.885 habitantes. Tem como atual Presidente Luís Filipe Martins de Almeida Mendes, que ao fim de dois mandatos decide não se recandidatar novamente.

Este ano a freguesia conta com seis listas diferentes para as eleições de setembro. O PPD/PSD tem agora um novo rosto, António Correia. A CDU avança com Alcino Cunha, Francisca Martins avança pelo PS, Nuno Rocha concorre pelo Bloco de Esquerda e pelo CDS apresenta-se Francisco Almeida. José Costa candidata-se pela Iniciativa Liberal.

Nas últimas eleições autárquicas o PPD/PSD conseguiu levar a vitória somando 44,0% dos votos, seguindo-se o PS que angariou 23,6%, o B.E conseguiu 8,4%, o CDS-PP com 7,6% e, por último, o PCP-PEV que apenas teve 5,7%.

Repeses e São Salvador

A freguesia de Repeses e São Salvador, com 6.766 habitantes e 10,09 km² de área, tem como atual Presidente José Domingos da Abreu Coelho. O autarca avança novamente pelo mesmo partido, PPD/PSD, tendo como adversários o candidato da CDU, José Duarte, Ana Rodrigues que avança pela Iniciativa Liberal, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda, Aventino Ferraz, a rival Márcia pelo PS, e pelo CDS apresenta-se João Pais.

Nas eleições de 2017 a vitória pertenceu ao PPD/PSD com 47,5%, o PS conseguiu o segundo lugar com 27,7%, seguindo-se o CDS/PP com 7,0%, o Bloco de Esquerda juntou 6,1% dos votos e o PCP/PEV somou 3,5%.

Ribafeita

Com 1.084 residentes e 18,59 km² de área, a freguesia de Ribafeita apresenta quatro listas neste ano de eleições autárquicas. A atual Presidente, Rosa Ferreira, não se irá recandidatar este ano, tendo o PPD/PSD uma nova cara, Custódia Ferreira. Esta tem como adversários, Manuel Mateus da CDU, Nuno Matos que concorre pelo PS e no CHEGA avança Agostinho Bento.

Em 2017, o PPD/PSD liderou com 52,3% dos votos, o PS angariou 44,6% e o PCP/PEV 1,2%.

Rio de Loba

A freguesia de Rio de Loba apresenta uma área de 15,74 km², ocupada por 9.018 moradores. Tem como atual Presidente Carlos Henriques, que se recandidata novamente nestas autárquicas, pelo PPD/PSD.

Além dele apresentam-se mais seis listas, a Iniciativa Liberal que leva como cabeça de lista Carlos Ferreira, José de Melo que avança pela CDU, Adelino Esteves prossegue pelo PS, no Bloco de Esquerda segue Ana Cunha, pelo CHEGA avança Fernanda Otero e, por fim, David Couto pelo CDS.

Há quatro anos, o PPD/PSD levou avante, conseguindo 47,4% dos votos, seguindo-se o PS que teve 27,5%, o B.E com 6,4%, o CDS/PP com 5,8% e, por último, 4,6% para o PCP/PEV.

Santos Evos

Com uma densidade populacional 1.477 cidadãos e uma área de 12,43 km², a freguesia de Santos Evos é atualmente presidida por Sandra Soares, que decidiu não se recandidatar nestas eleições autárquicas. Assim, a freguesia conta com quatro listas, o Movimento Independente SEI (Santos Evos Independente) que tem na frente Carlos Alberto, Adelino Gomes prossegue pela CDU, Luís Nunes segue no PS e Fernando Rodrigues apresenta-se pelo PPD/PSD.

Nas eleições passadas a vitória pertenceu ao PPD/PSD que obteve 61,8%, seguido o PS, o CDS-PP e o PCP-PEV, que obtiveram 30,0%, 3,3% e 1,2%, respetivamente.

São Cipriano e Vil de Souto

Esta freguesia tem como atual Presidente Aurélio Lourenço, e apresenta uma área de 20,68 km² e 1.700 habitantes.

O autarca recandidata-se este ano, pelo mesmo partido,PPD/PSD, tendo como rivais, Jorge Marques candidato da CDU e Abel Marques que avança pelo PS.

Nas eleições autárquicas anteriores o PPD/PSD conseguiu 69,5% dos votos, o PS obteve 14,1%, 5,5% pertenceram ao CDS/PP e 4,9% ao PCP/PEV.

São João da Lourosa

A freguesia de São João da Lourosa possui 4.696 residentes e uma área de 24,30 km², tendo como atual Presidente Manuel Fernandes, que avança novamente pelo PS, no dia 26 de setembro. Os seus concorrentes são Hélder Sousa, candidato da CDU, no Bloco de Esquerda apresenta-se Ana Teixeira, Carlos Almeida segue pelo PPD/PSD, o CDS conta com Hermínio Tabaio e a Iniciativa Liberal tem como cabeça de lista Cláudio Fernandes.

Em 2017, o PS angariou 42,4% dos votos, contra os 41,6% do PPD/PSD, os 6,7% do CDS/PP e os 3,6% do PCP/PEV.

São Pedro de France

Presidida por Fernando Machado, a freguesia de São Pedro de France tem 1.219 habitantes e ocupa 18,64 km² de área. O autarca atinge este ano o limite de mandatos, o que o impede de candidatar-se novamente.

Assim, apresentam-se quatro listas às autárquicas, o CDS que tem José Lopes como cabeça de lista, José Coelho avança pelo PPD/PSD, Florindo Coelho é o primeiro candidato do PS e a CDU conta com Aurélio Rodrigues.

Há quatro anos o PPD/PSD conseguiu vencer com 53,6%, o PS ficou em segundo lugar com 19,6%, já o CDS/PP e o PCP/PEV angariaram 19,6% e 1,4% de votos, respetivamente.

Silgueiros

Silgueiros possui 2.957 habitantes e 36,86 km² de área e tem como atual Presidente José Mota.

Além da recandidatura do autarca, este ano foram apresentadas mias três listas que têm como primeiros candidatos, Rui Mendes pelo PPD/PSD, Maria Santos pelo CDS e Orlando Rocha que avança pela Iniciativa Liberal.

As últimas autárquicas tiveram como vencedor o PS que contou com 58,3%, o PPD/PSD teve 32,7%, o CDS/PP 3,5% e, por último, o PCP/PEV teve apenas 1,2%.

Viseu

Com 25.876 cidadãos e 9,96 km² de área, a freguesia de Viseu tem como atual Presidente Diamantino Santos, que avança para um terceiro mandato pelo PPD/PSD. Nas urnas, o autarca enfrentará mais seis candidatos. Pela Iniciativa Liberal avança Joel Pinto, pela CDU Leonel Ferreira, o PS apresenta Maria Santos, Catarina Rodrigues lidera a lista do Bloco de Esquerda, Paula Barreiros é cabeça de lista do CHEGA e pelo CDS avança Daniel Felizardo.

Em 2017 a vitória do PPD/PSD ficou marcada com 44,7% dos votos, o PS obteve 26,7%, em terceiro ficou o Bloco de Esquerda com 8,5%, tendo o CDS/PP e o PCP/PEV conseguido 6,6% e 5,5%, respetivamente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *