Compra de livros e discos vão contar no IVAucher

17/08/2021 11:05

O Governo decidiu acrescentar a compra de livros e discos na lista de atividades abrangidas pelo programa de incentivo ao consumo, IVAucher.

Esta alteração terá efeitos retroativos a 1 de junho, pelo que os consumidores que tiverem pedido faturas nestes estabelecimentos nos últimos dois meses e meio, podem usufruir automaticamente do IVA suportado nessas compras.

O mês de agosto é o último para acumular IVA, para ter depois descontos nas áreas da restauração, alojamento e cultura nos últimos três meses deste ano.

Para usufruir dos desconto, é necessário aderir ao programa IVAucher, que pode ser feito online no site https://www.ivaucher.pt/ ou na aplicação. E que implica o uso de um códio de acesso ao portal das finanças.

Pode ainda fazer a adesão presencial em cerca de três mil postos de venda Pagaqui, onde o processo exige leitura eletrónica do cartão do cidadão e do cartão bancário. A adesão implica, em qualquer dos casos, associar um cartão de pagamento ao IVAucher.

O desconto só pode ser usado para pagar, no máximo, metade da compra. Por exemplo, para pagar uma fatura de alojamento de 100 euros, só é possível pagar 50 com o desconto do IVAucher, mesmo que o saldo do consumidor seja de 100 euros.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *