Cine Clube de Viseu vence prémio no Florida Animation Festival

07/07/2021 16:24

O Vale do Aurotni é uma curta-metragem de animação inspirada na Arte Rupestre do Vale do Côa, realizada por crianças e jovens numa iniciativa conjunta entre o Cine Clube de Viseu e Museu do Côa. 

A 6.ª edição do Florida Animation Festival atribuiu ao filme desenvolvido em Vila Nova de Foz Côa o 1º prémio na categoria de filmes realizados por crianças e jovens.

O Florida Animation Festival teve lugar de 10 a 27 de Junho, em formato online e no histórico All Saints Cinema, em Tallahassee, capital da Florida. Este pequeno filme, orientado pela realizadora Graça Gomes e concluído em 2020, é fruto do projecto educativo Cinema para as Escolas, criado no ano-lectivo 1999/2000 pelo Cine Clube de Viseu, num passo pioneiro a nível nacional nos projectos de sensibilização de novos públicos para o cinema e audiovisual, e que persiste, em 2021, na sua missão de dinamizar propostas educativas na área do cinema, o pensamento crítico e a cultura artística.

O Vale do Aurotni pode ser visto online, sem custos, no canal YouTube do Cine Clube de Viseu, onde também estão disponíveis dezenas de outros pequenos filmes realizados com crianças e jovens de escolas de Viseu e não só – como Mar-me-Quer, realizado nas escolas inscritas no Projecto Pequeno Cinema no ano lectivo 2018/19, ou a Magia do Ferro (2019), criado pelos alunos da EB Arnaldo Malho.

Entre arte, magia e imagens em movimento, o Cine Clube preparou uma série de pequenas oficinas digitais que os mais pequenos podem ver e explorar em casa e na escola. Os primeiros episódios deste Kit Júnior estão disponíveis no canal YouTube do Cine Clube.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *