CIM Viseu Dão Lafões vê aprovada candidatura para combate ao insucesso e abandono escolar

03/01/2022 16:06

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões viu aprovada a sua candidatura “PLANOS INOVADORES DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR II”, desenvolvida no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020, que prevê um investimento global de aproximadamente 3.4 milhões de euros. 

A candidatura agora aprovada, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, procura dar continuidade «ao trabalho já desenvolvido e consubstancia um plano integrado e inovador de combate ao insucesso e abandono escolar, sendo um instrumento de coordenação e planeamento intermunicipal capaz de potenciar as redes colaborativas de escolas e municípios, através da partilha de recursos e da convergência de ações orientadas para a superação das limitações e/ou problemas educativos comuns», esclarece o organismo. 

Entre as principais atividades a dinamizar nas escolas do território, no âmbito desta candidatura, destacam-se projetos no domínio da literacia ambiental, como seja a exposição itinerante “O futuro é amanhã”, o “Laboratório Móvel das Ciências: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões”, o projeto “Wanted – Escolas Empreendedoras em Viseu Dão Lafões”, assim como o projeto “Descobrir e Aprender em Viseu Dão Lafões”, ou, ainda, o projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”.

De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, «a educação é o pilar estrutural de qualquer sociedade e, consequentemente, o motor responsável pela evolução e transformação de todos os territórios. É exatamente por estarmos certos desta realidade que a CIM Viseu Dão Lafões tem uma forte aposta em projetos educativos e uma preocupação constante em promovermos o sucesso educativo e contribuirmos para o desenvolvimento de competências transversais dos(as) alunos(as). Cremos que, desta forma, contribuímos para a criação de futuros adultos mais qualificados e capazes».

«A aprovação desta candidatura vem assegurar a continuidade de diversas iniciativas de capacitação e promoção da educação e da qualificação da região, que, a exemplo do projeto Valoriza-te, temos vindo a desenvolver, em articulação com os municípios, os Agrupamentos de Escolas e os Centros de formação de professores», concluiu o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

Este projeto surge em estreita cooperação com os 14 Municípios que a integram, assim como com os Agrupamentos de Escolas da região.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.