CIM Viseu Dão Lafões promove sessões de capacitação e credenciação em fogo controlado

22/11/2021 12:58

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a desenvolver ações práticas de capacitação e credenciação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima, através da sua Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire Project.  

As sessões decorrem desde os dias 17 e 18 de novembro, junto da localidade de Ameixiosa, na União de Freguesias de Covas do Rio e S. Martinho das Moitas, no concelho de São Pedro do Sul. O objetivo é dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação do impacto da queima. 

As iniciativas destinam-se aos 25 formandos do curso Técnico de Fogo Controlado, entre os quais técnicos da CIM, técnicos dos municípios e elementos da UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) da GNR. Nelas estão, também, presentes alguns dos formandos do curso de Operacionais de Queima (16 formandos das corporações de Bombeiros Voluntários e Bombeiros Sapadores de Viseu e Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva).

O Fogo controlado é uma ação essencial da Silvicultura Preventiva, assente no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos. Este método permite atingir diversos objetivos, nomeadamente, silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos, sendo igualmente importante para a prevenção de incêndios.

Para o Presidente da CIM, Fernando Ruas, «esta proposta de capacitação de técnicos de fogo controlado, assume grande importância no âmbito da proteção civil intermunicipal, pois permite dotar a região de recursos humanos e técnicos extremamente importantes para o reforço da nossa capacidade de prevenção e combate ao flagelo dos incêndios rurais».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *