CIM Viseu Dão Lafões entrega equipamentos aos Técnicos de Fogo Controlado

05/07/2021 16:49

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu hoje, dia 5 de junho, a entrega de equipamentos a Técnicos de Fogo Controlado, dos municípios que a integram.

O objetivo é dotá-los de equipamentos de proteção individual (EPI´S) e das ferramentas necessárias para desenvolverem ações de fogo controlado. 

No evento, com lugar no Edifício Multiusos de Nelas, estiveram presentes o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes, os autarcas do território e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino. 

Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, entre os equipamentos entregues destacam-se: estações meteorológicas portáteis, rádios, mochilas táticas, computadores portáteis, pinga-lumes, bem como todos os EPI´s indispensáveis para a prossecução das ações de fogo controlado. 

Na cerimónia foi ainda assinado o protocolo de capacitação de recursos humanos no âmbito do uso do fogo controlado, entre a CIM Viseu Dã​o Lafões e a GNR.

Ao abrigo do projeto LIFE Landscape Fire – Novas Metodologias para Prevenção de Incêndios Florestais, a CIM Viseu Dão Lafões dinamizou, durante os últimos meses, ações de capacitação de 25 Técnicos de Fogo Controlado e de 75 Operacionais de Queima, provenientes de diversas estruturas da região.

José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, sublinha que «esta região foi profundamente afetada pelos acontecimentos de 2017, como comunidade estamos empenhados em desenvolver ações que visem a capacitação de técnicos para uma defesa efetiva da floresta e das populações do nosso território». 

«Ao capacitar e equipar técnicos no uso de fogo controlado, a CIM Viseu Dão Lafões mostra, não só, o seu compromisso no esforço, que deve ser de todos, para a defesa da floresta; mas também, a sua forte aposta no desenvolvimento económico e social dos espaços rurais e no reforço da resiliência do território», esclarece o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes.

Já o Secretário de Estado, João Paulo Catarino, defende que «há um País que precisa de ser olhado de uma perspetiva dos incêndios rurais, é isso que estamos a fazer. A CIM Viseu Dão Lafões tem sido das comunidades intermunicipais mais interventivas na área dos incêndios rurais e na defesa da floresta, a aprovação do Projeto Life é um reconhecimento, por parte das entidades europeias, do bom trabalho que tem sido desenvolvido neste território».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *