CIM Viseu Dão Lafões deu ontem início ao 2º Webinar Internacional “LIFE Landscape Fire 2021”

15/12/2021 11:08

O 2º Webinar Internacional – “LIFE Landscape Fire 2021”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, arrancou esta terça-feira, dia 14 de dezembro.

Trata-se de um fórum, desenvolvido no contexto do projeto “LIFE Landscape Fire Project”, que contará com novas sessões de trabalho a 21 de dezembro e a 11 de janeiro. O objetivo é promover o debate e a partilha de experiências sobre temas como a prevenção de incêndios florestais, a conservação da biodiversidade, o aumento da resiliência florestal, a capacitação dos decisores relativamente aos benefícios da prevenção e ações de redução da vulnerabilidade territorial atual da região, entre outros. 

Recorde-se que a CIM Viseu Dão Lafões é a entidade promotora desse projeto, aprovado no âmbito do Programa Europeu LIFE, que pretende contribuir para a diminuição do impacto dos incêndios florestais, quer ao nível das emissões de carbono para atmosfera, quer ao nível da perda de biodiversidade, ao mesmo tempo que reduz o seu impacto económico e social.  

«Com a realização do 2º Webinar Internacional, a CIM Viseu Dão Lafões, procura aprofundar a partilha e disseminação do conhecimento que temos adquirido em resultado do projeto LIFE Landscape Fire», esclarece Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

Para ele, este projeto «afigura-se como um instrumento essencial para o desenvolvimento de políticas publicas intermunicipais mais eficazes no domínio da gestão florestal, da sustentabilidade ambiental e da proteção civil».

A sessão de ontem com a participação Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, do Reitor da Universidade da Extremadura, António Hidalgo, bem como de especialistas das diversas áreas, entre os quais, João Rodrigues, Paulo Fernandes, Alfonso Fernández Manso, José Moreno Rodriguez e Jean François Berthomieu. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.