CIM do Tâmega e Sousa compra ventiladores para Centro Hospitalar

19/03/2020 10:12

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os seus 11 municípios – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende –, e a Câmara Municipal de Paredes, depois das muitas diligências realizadas nos últimos dias, conseguiram adquirir 11 ventiladores para doentes em situações de crise ou de emergência que necessitem de ventilação invasiva.

Estes aparelhos, que serão colocados à disposição do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), juntando-se aos que esta entidade de saúde já dispõe, vão permitir aumentar a capacidade de resposta da região do Tâmega e Sousa à pandemia originada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De acordo com a informação diária fornecida pela Direção-Geral de Saúde (DGS), a pandemia encontra-se em curva exponencial, sendo expectável um contínuo aumento do número de infetados. Face a esta contingência, e tendo sido já identificados vários casos na região, os presidentes dos 11 municípios do Tâmega e Sousa e de Paredes reuniram-se esta tarde, dia 18, por videoconferência, para fazer um ponto da situação da evolução da COVID-19 na região e tomar medidas nos seus territórios para combater a pandemia.

Os autarcas do Tâmega e Sousa manifestaram ainda ao CHTS a sua disponibilidade para ajudar em tudo o que estiver ao seu alcance para colmatar outras necessidades de recursos que venham a ser identificadas.

Hoje existirá outra reunião entre estes autarcas para dar continuidade aos trabalhos de articulação e concertação de medidas entre municípios e instituições envolvidas no combate à pandemia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *