Ciclismo: Vera Vilaça conquista Taça de Portugal com triunfo em Penalva do Castelo

11/07/2021 22:34

Penalva do Castelo acolheu hoje, dia 11 de julho, a última prova pontuável da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, com Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) a triunfar na categoria de elite.

A atleta mostrou-se a mais rápida nos 75,6 quilómetros da corrida de elite, cruzando a meta isolada, ao fim de 2h18m32s. Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova) chegou 7 segundos depois e Lucy Odonnell (Velo Performance/JS Campinense) fechou o pódio do dia, com o mesmo tempo da segunda classificada.

Com vitória nas duas corridas em que participou, Vera Vilaça arrecadou a Taça de Portugal, obtendo 100 pontos. Daniela Pereira foi a segunda classificada, com 82 pontos e Iulia Legkova ficou na terceira posição, com 54.

Beatriz Roxo (Academia Ciclismo de Paredes) foi a líder das juniores, liderando o sprint nos 56,7 quilómetros de Penalva do Castelo. Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls) ocuparam os seguintes lugares na prova deste domingo. Na geral da Taça Beatriz Roxo conseguiu 170 pontos, Sofia Gomes somou 115 e Beatriz Pereira (Bairrada) chegou aos 90.

Beatriz Guerra (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) foi a rainha das cadetes, completando os 37,8 quilómetros com 2 segundos de avanço da colega de equipa, Rita Tanganho. O terceiro lugar ficou para Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que lhe valeu a Taça de Portugal na categoria de cadetes.

Quanto às masters, Nádia Mendes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls), na categoria de maiores de 30, e Natália Mendes (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), na de maiores de 50, levaram a Taça na última corrida pontuável. Neste domingo, Raquel Santos (CE Gonçalves/Azeitonense) ganhou a prova de masters 40, mas quem levou a Taça para casa foi Ana Neves (Bike & Nutrition Shop).

As vencedoras da geral feminina da Taça de Portugal Jogos Santa Casa foram as ciclistas da formação 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ, com 38 pontos. As corredoras da equipa Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls somaram 35 pontos, mais cinco do que as da equipa Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais.

foto // Federação Portuguesa de Ciclismo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *