Centro Hospitalar Tondela-Viseu vence prémio europeu

29/09/2021 16:59

A Unidade de Oncologia Ginecológica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) recebeu o prémio de melhor vídeo de técnica cirúrgica com o trabalho intitulado “Surgical Technique: indocyanine green and infrared fluorescence in sentinel lymph node mapping in endometrial cancer”, pelo European Board and College of Obstetrics and Gynaecology.

Imagens da cirurgia (fotos de Nuno Nogueira Martins)

Num vídeo de cerca de quatro minutos, “ilustrámos as tipificações atuais, a forma como utilizamos o verde de indocianina no cancro do endométrio e a própria cirurgia no que toca à pesquisa do gânglio sentinela com esta técnica minimamente invasiva”, refere Nuno Nogueira Martins, coordenador da Unidade de Oncologia Ginecológica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHTV.

“Para nós, foi uma honra e uma agradável surpresa recebermos este prémio, quando há sempre vídeos muito bons de várias instituições de referência internacionais”, destaca o especialista, que esteve a acompanhar este congresso presencialmente em Atenas e, em representação da primeira autora, subiu ao palco para receber o prémio.

Sara Sousa Sales, Ângela Melo, Sónia Gonçalves, Francisco Nogueira Martins e Nuno Nogueira Martins são os autores deste vídeo, que se refere a uma “técnica pioneira e promissora realizada através de cirurgia minimamente invasiva para a pesquisa de gânglio sentinela, permitindo o diagnóstico de metástases ganglionares em situações de cancro do endométrio”.

O Congresso Europeu de Ginecologia/Obstetrícia é um evento científico organizado pelo European Board and College of Obstetrics and Gynaecology, que decorre a cada dois anos. A última edição teve lugar em 2018, em Paris, tendo a de 2020 sido adiada para este ano, em virtude da pandemia de covid-19.

Esta foi a primeira reunião realizada em formato híbrido, combinando assim a presença física em Atenas, com a virtual, em qualquer parte do mundo.

Em simultâneo, chegaram a acompanhar a transmissão digital do congresso aproximadamente 420 profissionais de saúde. No que respeita à investigação científica, foram aceites cerca de 400 abstracts provenientes de 23 países. A próxima edição será realizada em 2023, em Cracóvia, na Polónia.

Fonte: SNS / justnews.pt

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *