Castro Daire recebe o “Festival Altitudes” em agosto

03/08/2021 12:22

O “Festival Altitudes” vai realizar-se em Castro Daire, com atividades diárias, entre 14 e 21 de agosto. O Teatro “O Bando” e o Teatro de Montemuro abrem o Festival com o espetáculo “Futebol”.

A iniciativa parte do Teatro do Montemuro e pretende dinamizar a aldeia de Campo Benfeito, que se tornou um local de referência na criação, difusão e programação artística. A entidade promotora reconhece a importância de «dinamizar a região, descentralizar as artes e proporcionar a estas gentes uma oferta cultural de qualidade». Todas as atividades possuem um caráter de salvaguarda do património cultural e tradicional da região.

O evento conta com oito espetáculos e dois concertos, organizados por várias companhias de teatro como a “Companhia do Chapitô”, a “Companhia de Teatro do Algarve” ou o Teatro das Beiras.

A fachada do Espaço Montemuro, onde decorrem as atividades, terá intervenção da artista Tamara Alves. O cenário tem por base os instintos como aquilo que define o ser humano e pretende criar uma homenagem à história e herança do teatro. Apesar da intervenção artística, a companhia de teatro do Montemuro adianta que «não pode ignorar o respeito pela paisagem na qual se rodeia».

O Teatro responsável pelo festival considera-se uma companhia itinerante que aposta na «criação de textos originais e contemporâneos». Apesar de valorizar os cenários, música, figurinos, luz e som, admite que, em primeiro lugar, são «contadores de histórias» e acrescenta: «A linha narrativa é a espinha dorsal do nosso trabalho».

O “Festival Altitudes” foi a forma mais prática que o Teatro de Montemuro encontrou para atrair visitantes a uma aldeia «encravada entre os montes». Para fechar os sete dias de atividades, Castro Daire despede-se com o “Concerto Galandum Galundaina”, com base no tradicional mirandês.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *