Casa da Cultura de S. C. Dão recebe lançamento do disco ‘Mil Pedaços’

22/09/2022 18:20

No próximo sábado, 24 setembro, a Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebe, pelas 21 horas, o concerto de lançamento do disco ‘Mil Pedaços’, uma parceria entre o Simantra Grupo de Percussão e o pianista e compositor Luís Figueiredo.

Este trata-se de um «trabalho inédito que traz ao público uma nova visão de várias canções que integram o cancioneiro tradicional e popular português», segundo descreve a organização.

Este projeto resulta de uma parceria entre o Simantra Grupo de Percussão e o pianista e compositor Luís Figueiredo. Um trabalho inédito que irá permitir ao público uma nova visão das canções tradicionais que muitos jovens não conhecem e que devido à sua qualidade performativa e musical, levará à redescoberta da música tradicional portuguesa. Compreende canções de várias zonas do país, de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pela Beira Alta, Beira Baixa e Alentejo. Canções de trabalho, romances, canções de embalar e outros géneros, bem como música popular da autoria de José Afonso, Fausto Bordalo Dias e Sérgio Godinho. O grande desafio deste projeto passa por conseguir comunicar sonicamente as referências coletivas que temos da música tradicional e popular portuguesa, e ao mesmo tempo construir peças com uma linguagem idiomática da percussão erudita. Combina música escrita e improvisada, emprega recursos associados à escrita para big band, e um vocabulário tímbrico que resulta da exploração das inúmeras possibilidades oferecidas pelo universo da percussão. Harmonicamente, está latente uma abordagem facilmente identificável com o jazz. Esta vontade, concretizada agora, promove a valorização da riquíssima cultura musical portuguesa, cruzando os vetores de várias práticas musicais.

Músicos
Andrés Pérez I percussão
Leandro Teixeira I percussão
Luiz Ferreira I percussão
Ricardo Monteiro I percussão
Luís Figueiredo I piano e arranjos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.