Carregal do Sal: Feriado Municipal será assinalado com lançamento de moeda com a figura de Aristides de Sousa Mendes

13/07/2021 19:18

Aristides de Sousa Mendes é o rosto da nova moeda que será lançada e apresentada publicamente na sessão solene do Feriado Municipal, na próxima 2.ª feira, em Cabanas de Viriato.

“Nunca esquecer – em memória do holocausto” é o mote desta moeda de edição limitada, cunhada pela Casa da Moeda, que evoca o cônsul português e que é dedicada às vítimas do Holocausto, a todos quantos se conseguiram salvar e aos heróis que os ajudaram.

A Câmara Municipal de Carregal do Sal preparou um programa comemorativo para o Dia do Município que, pela primeira vez, é deslocalizado.

A sessão solene vai realizar-se na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, situação motivada pelo facto de, nesse dia, ser a data de nascimento do humanista Aristides de Sousa Mendes.

Um dos momentos altos da sessão será a evocação ao aniversário do Cônsul que salvou milhares de vidas do extermínio nazi. Serão, também, distinguidas as empresas com resultados meritórios em 2020 que conquistaram as distinções PME Líder e PME Excelência.

O programa integra ainda ao lançamento e apresentação de mais um livro alusivo ao património concelhio – “Lagares e Lagaretas rupestres no Concelho de Carregal do Sal” e a entrega de prémios aos melhores alunos do ano letivo 2019/2020, cerimónia que foi adiada devido à situação pandémica.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *