Carregal do Sal: 4ª campanha de escavações a decorrer no Dólmen 1 de Troviscos

27/07/2021 13:17

Já arrancou a quarta campanha de escavações, no âmbito do 6º Campo Arqueológico de Carregal do Sal e do Projeto NeoMega2 – Antigas Sociedades Camponesas e Megalitismo na Plataforma do Mondego.

A intervenção está a decorrer no Dólmen (ou Orca) 1 de Troviscos, pela equipa do Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UNIARQ), sob a direção científica do Mestre José Manuel Quintã Ventura. A ação conta com o apoio da Câmara Municipal, ao abrigo de um protocolo celebrado com essa instituição.

De acordo com a autarquia carregalense, o monumento em questão integra um núcleo megalítico, que contém pelo menos 12 monumentos do Neolítico médio regional ao final (c. 3900 a 3200 cal a.C.). Alguns deles, reutilizados em momentos posteriores, no Bronze antigo regional (c. 2300 a 1750 cal a.C.), como é o caso da Orca 1 de Troviscos.

O Município revela ainda, que o resultado das campanhas arqueológicas anteriores permitiu determinar uma sequência de acontecimentos. Uma primeira ocupação, anterior à construção do monumento, cujos materiais apontam para uma integração no Neolítico antigo regional (c. 5000 a 4000 cal. a.C.). Seguindo-se a construção do monumento megalítico e uma primeira utilização, entre o Neolítico médio e final, com o encerramento do monumento por volta de 3200 – 3100 cal a.C.

Já na Idade do Bronze (c. 2300 ‑ 1750 cal a.C.) foram cravados vários postes de madeira no setor norte do monumento, com similitudes a uma espécie de “henge” e na área frontal do monumento foi criado um novo espaço, com uma nova reorientação do mesmo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *