Campanha “Escola Electrão” a decorrer em 16 estabelecimentos de ensino do distrito

30/09/2021 16:16

Dezasseis escolas do distrito de Viseu vão receber equipamentos eléctricos usados no âmbito da campanha “Escola Electrão”, que arranca com o início de mais um ano lectivo. São elas:

– Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, Cabanas de Viriato, Carregal do Sal

– Escola Básica de Cambres, Lamego

– Escola Básica de Campia, Vouzela

– Escola Básica de Carregal do Sal

– Escola Básica de Vouzela

– Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, Armamar

– Escola Profissional Agrícola de Lamego

– Escola Profissional da Fundação D. Mariana Seixas (Sede)

– Escola Profissional de Carvalhais

– Escola Profissional de Sernancelhe (ESPROSER)

– Escola Secundária de Carregal do Sal

– Escola Secundária de Resende

– Escola Secundária de Tondela

– Escola Secundária de Vouzela

– Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua

– Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu

A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.

“Esperamos que o novo ano lectivo que ainda agora começou seja um marco em termos de recolha de equipamentos eléctricos usados nas escolas, o que seriam boas notícias para o ambiente. Isso significaria que estes aparelhos não seriam depositados nos contentores indiferenciados, não iriam poluir solos ou linhas de água, nem seriam desviados para operadores que não procedem à sua descontaminação”, alerta o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

Ao longo das últimas 10 edições a campanha “Escola Electrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos eléctricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

A 11ª edição desta iniciativa prolonga-se até junho de 2022. No total participam mais de 360 escolas.

Como incentivo pelo trabalho de sensibilização, as escolas aderentes podem receber vales para a compra de novos equipamentos eléctricos, que são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de equipamentos recolhidos pela escola.

O desafio Repórter Electrão, um concurso de vídeos produzidos pelos alunos sobre o tema da reciclagem, é outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha que também dá direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.

Com os meios de acondicionamento e comunicação enviados pelo Electrão, as escolas aderentes incentivam alunos, professores, funcionários e pais a entregar equipamentos fora de uso, como forma de consciencializar para o papel de cada um na protecção do ambiente através da separação para reciclagem.

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 6000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *