Câmara de Tondela com orçamento superior a 40 milhões de euros para 2022

27/12/2021 17:41

A Câmara Municipal de Tondela aprovou um orçamento que ultrapassa os 40 milhões de euros para 2022. O orçamento mereceu a aprovação dos vereadores sociais-democratas, e os votos contra dos socialistas.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, este é um orçamento «realizado num contexto de constrangimentos, quer no domínio da sua natureza, quer nas variáveis externas, em consequência da crise pandémica vivida».

O valor aprovado «é condicionado por um conjunto de obras estruturais e investimentos, cujo plano de execução se arrasta para 2022, devido à pandemia, muito por força das dificuldades que as empresas vão sentindo por todo o país, quer no fornecimento de bens e serviços, quer nos próprios operadores», realça.

A ampliação da Zona Industrial da Adiça/ Tondela, a requalificação do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, a reabilitação da Frente Ribeirinha, a conclusão da ETAR do Lajedo e o fecho da Rede de Água e Saneamento no Caramulo são algumas das obras estruturantes cujos trabalhos transitam para o próximo ano e que a autarquia destaca em nota de imprensa enviada aos meios de comunicação social.

Este orçamento «espelha um forte investimento no domínio social, com particular ênfase nos transportes, em equipamentos e na requalificação de unidades de saúde, salientando-se a reconstrução integral da USF Tondela que faz parte das Grandes Opções do Plano para 2022», explica o autarca.

O Município de Tondela vai ainda, no próximo ano, reforçar o investimento no domínio das atividades económicas, com a contínua intervenção na expansão das áreas de acolhimento empresarial que foi alvo de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a qualificação dos serviços do Parque Industrial da Adiça/ Tondela.

O orçamento contempla também o desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação, tal como a definição de instrumentos que permitam captar promotores para oferta de habitação a custos controlados.

A nível ambiental, há a destacar o investimento na beneficiação e requalificação de infraestruturas, no âmbito da Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR), da qual o concelho de Tondela faz parte.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.