Biblioteca Municipal de Mangualde recebe exposição de homenagem a Eurico Cunha

01/08/2021 17:30

De 2 de agosto a 11 de setembro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, recebe a exposição de pintura de homenagem ao seu conterrâneo Eurico José Gomes Cunha. Trata-se de um tributo prestado pelos amigos do autor, como forma de homenagear e recordar o artista.

A iniciativa “EURICO – 10 Anos de Saudade” surge como um gesto de celebração da vida do autor mangualdense, dez anos depois da sua partida, a 11 de agosto de 2011.

A mostra é composta por obras reunidas pelos seus amigos, que se organizaram para montar a exposição que ele tanto sonhou e que infelizmente não teve oportunidade de realizar. É uma exposição criada à imagem do artista, uma vez que Eurico Cunha, desde cedo, ofereceu aos seus amigos e familiares as suas criações. Graças a esta generosidade, os seus amigos podem, hoje, partilhar o seu trabalho, com aqueles que não tiveram a sorte de o conhecer.

Segundo os amigos, a sua obra não é apenas o «reflexo da sua aprendizagem contínua, mas também da sua perceção peculiar e entendimento único da sua envolvente. Tudo o que o rodeava era considerado um recurso disponível, tudo era potencialmente tema ou matéria porque não havia barreira ou imposição social que não pudesse ser corrompida. (…) O Eurico foi Arte e a sua obra foi, e sempre será, Vida».

Nascido a 16 de março de 1984, Eurico Cunha viveu e cresceu na cidade de Mangualde, tendo frequentado o agrupamento de Artes na Escola Felismina Alcântara. O seu interesse recaía sobre a pintura, escultura e fotomontagem, onde a arte do retrato sempre foi mais proeminente. Aos 23 anos ingressou no curso de Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior de Educação de Viseu, onde desenvolveu interesse por design de comunicação e vídeo.

A exposição será de acesso gratuito e cumprirá as regras impostas pela Direção Geral da Saúde.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *