Autarquia e Águas de Viseu relembram medidas para poupança de água na cidade

11/08/2022 11:11

A Câmara Municipal e os SMAS/Águas de Viseu têm já em vigor algumas medidas para combater a situação de seca no concelho. Entre elas, a colocação de ensecadeiras nos descarregadores de superfície da barragem de Fagilde para aumento da capacidade de armazenamento; a redução das pressões e caudais instantâneos nas redes de distribuição de água; e a rega de espaços verdes públicos que será apenas às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos em que a água utilizada é proveniente da rede de abastecimento de água potável.

A respeito da contenção na rega de espaços verdes públicos, o Município alerta e esclarece que alguns espaços ajardinados e com relva se encontram secos, «não por descuido na sua manutenção, mas sim pela aplicação destas medidas de poupança de água. Logo que a situação de seca extrema seja ultrapassada, os normais procedimentos de manutenção da Cidade-Jardim serão repostos», garante a autarquia.

Além destas medidas, o Município de Viseu relembra que «é um dever cívico e ambiental de todos os munícipes poupar no consumo de água, seguindo práticas quotidianas que permitam eliminar todos os gastos supérfluos» e apela ainda para que não se utilize água da rede pública para regas, lavagens de carros, varandas ou terraços; para que se reduzam os tempos de banhos, as capacidades dos autoclismos domésticos e todos os desperdícios em geral. Deve também existir uma redução do caudal e da pressão da água nas suas casas, regulando a torneira (válvula), a seguir ao contador.

«Aliada à implementação destes hábitos diários, os viseenses devem também procurar estar informados do ponto de situação junto das entidades competentes do Município», reforça a autarquia.

Até ao momento, não está previsto o corte de água durante a noite, apenas a redução da pressão e do caudal das redes de abastecimento.

Caso tenha conhecimento de alguma situação irregular a reportar como, por exemplo, uma rutura/fuga na via pública ou um aspersor de jardim mal orientado, por favor, contacte os SMAS/Águas de Viseu através dos números 232 431 914 ou 963 391 298.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.