Autarquia de Vouzela anuncia construção de Passadiço no Castro de Ribamá

19/08/2021 16:14

A Câmara Municipal de Vouzela anunciou, esta quinta-feira, que irá investir cerca de 137 mil euros, com a construção de um passadiço, integrado no percurso pedestre do castro de Ribamá, em Queirã.

O percurso terá aproximadamente 2 km e fará parte do projeto da Rota dos Castros, uma rota turística automóvel que irá promover seis castros do concelho: o Castro de Zibreiro (Farves), o Castro do Gralheiro (Alcofra), o Castro do Cabeço do Couço (Campia), o Castro do Cabeço do Crasto (Campia), o Castro da Senhora do Castelo (Vouzela) e o Castro de Ribamá (Queirã).

A Rota dos Castros tem como objetivo a dinamização e valorização deste tipo de património, cuja localização é geralmente colocada a norte do rio Douro, a região da denominada “cultura castreja”.

«Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos nos últimos anos permitem-nos perceber que este fenómeno teve uma particular expressividade na região de Lafões. Este facto é justificado pela riqueza metalífera desta região, sobretudo em estanho, que fez com a partir do séc. XII/XI a. C. este território fosse palco de contactos de povos vindos do Mediterrâneo, mas também do Centro da Europa. Foram precisamente esses contactos que fizeram com que o primeiro milénio antes de Cristo tivesse sido a época de maior florescimento económico de sempre desta região e tivesse sido desenhado o esboço das primeiras cidades, de poder e domínio», explicou o Presidente da Câmara Municipal, Rui Ladeira.

A autarquia prevê que a obra possa arrancar, ainda, no mês de agosto.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *