Autarquia de Lamego vai construir túnel sob o Escadório do Santuário Nª Sra. dos Remédios

19/04/2021 17:54
Tendo em consideração a sustentabilidade ambiental do concelho, o município de Lamego vai construir um túnel sob o Escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, como forma de diminuir o tráfego de carros no centro da cidade e, consequentemente, promover uma melhor qualidade de vida aos lamecenses.
A autarquia adianta que o novo túnel será «uma via estruturante de entrada e saída da cidade. Composta por duas faixas de rodagem, uma em cada sentido, a nova passagem inferior permitirá uma ligação mais rápida à A24 e ao nó de distribuição viária da Praça Dr. Fernando Amaral».
A candidatura, aprovada no dia 15 de abril pelo Programa Operacional Regional do Norte, representa um investimento de 1.388.550,69€. A intervenção terá início durante o segundo trimestre de 2021 e prevê-se estar concluída no prazo de um ano.
Segundo o Presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, «esta obra é essencial para a nossa cidade e para conseguirmos cumprir um desejo antigo: diminuir a circulação automóvel no centro da cidade, reforçando assim a estratégia da autarquia para um município mais ecológico. Lamego enfrenta atualmente diversos desafios ao nível da mobilidade automóvel, uma vez que a sua evolução urbana e a morfologia do seu território apresentam problemas de articulação viária entre o núcleo central e as restantes zonas, motivo que leva a que um grande número de automobilistas atravesse diariamente o centro da cidade. A construção do túnel sob o Escadório dos Remédios vai, com certeza, ajudar a atenuar este grave constrangimento».
A intervenção contemplará, ainda, as áreas destinadas aos espaços exteriores adjacentes ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, classificado, desde 1984, como Imóvel de Interesse Público, incluindo a escadaria e parque. Prevê-se um tratamento adequado que irá contribuir para a sua valorização e enquadramento paisagístico.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *