Associação ambiental denuncia poluição na ribeira de Dardavaz

19/04/2021 16:18

Face à insatisfação expressa pela população, a associação ambiental Azu vai denunciar o caso de poluição na Ribeira de Dardavaz, em Tondela, à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) e, ainda, ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Em comunicado, a associação refere que «é na aldeia de Dardavaz que esta poluição está visível, através da contaminação dos recursos hídricos com águas residuais industriais de forma impune. Esta ribeira de águas turvas e muita espuma, tem deixado ao longo dos anos um rasto de destruição».

A população tem feito várias denúncias, quer às autoridades com responsabilidade ambiental, quer ao próprio município tondelense. No entanto, «a situação ambiental grave mantém-se. A pouca importância dada a este assunto por parte do poder político, mostra a irresponsabilidade ambiental e territorial, a falta de empatia com os habitantes e o pouco interesse no bem-estar da região», acrescenta a associação.

Note-se que as águas residuais contaminadas convergem para o Rio Criz, o Rio Dão, a Albufeira da Agueira e o Rio Mondego, de onde é captada água para consumo, para a região de Coimbra.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *