ARTIGO DE OPINIÃO: Outubro – Mês Internacional da Biblioteca Escolar

13/10/2021 18:27

Como professora bibliotecária, não posso deixar de assinalar esta efeméride. Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. Daas muitas funções das bibliotecas escolares, destaco a motivação para a leitura e o desenvolvimento das diferentes literacias.

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2021, dia 25/10.

Anualmente, para o mês de Outubro, a Rede de Bibliotecas Escolares, escolhe um tema aglutinador. Contos de Fadas e Contos Tradicionais de Todo o Mundo, é o tema deste ano.

Um tema, verdadeiramente abrangente e inspirador.

A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura.

Ainda bem que os contos de fadas povoam o imaginário de qualquer criança e de todos os adultos que, sabiamente, mantém o espírito de criança, levando-nos a viver aventuras maravilhosas e fascinantes, no papel de personagens fantásticos.

Os contos tradicionais, por serem, na sua maioria, da tradição oral, de origem popular, geralmente são de autoria desconhecida. Na realidade, constituem uma criação coletiva, dado que cada “contador” lhe introduz, inevitavelmente, pequenas alterações, daí a expressão “Quem conta um conto, acrescenta um ponto!”, pelo que, por vezes, há várias versões do mesmo conto.

Dadas as suas características e toda a riqueza de valores subjacentes, possibilitam abordagens diversificadas, em diferentes níveis de ensino.

Esta comemoração é uma oportunidade de nos “ligarmos” e de aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.

Boas leituras!

Para refletir:Se quiser que os seus filhos sejam brilhantes, leia contos de fadas para eles. Se quiser que sejam

                            ainda mais brilhantes, leia ainda mais contos de fadas. 

(Albert Einstein)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *