ARTIGO DE OPINIÃO: “O Principezinho” – Um livro imperdível para TODOS

11/08/2021 19:30

Em julho, nas sugestões que apresentei, não pude incluir esta obra, pois foi publicada há mais de 50 anos. Há precisamente 78 anos! Decidi, desde logo, que, dada a sua relevância e o valor emocional/afetivo que lhe reconheço, seria abordada na edição de agosto. 

O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, é, sem dúvida, uma das melhores histórias de todos os tempos! É uma obra fascinante e maravilhosa, carregada de mensagens sobre os valores mais nobres da vida. “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”, “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”, são duas das frases mais emblemáticas e ricas de significado. Havendo, no entanto, muitas outras ao longo da obra que são verdadeiras lições de vida. Esta obra reúne uma série de parábolas em que um pequeno príncipe conta a um piloto as suas aventuras, entre as estrelas e os planetas, nas quais entram também um rei, um geógrafo, uma rosa, uma raposa e uma serpente, entre outras personagens verdadeiramente encantadoras.

“O Principezinho” é um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo. A história de um rapazinho com cabelos cor de ouro e de um piloto perdido do deserto vai encantando geração atrás de geração. Só um coração puro e cheio de alegria pela vida é que conseguiria expressar, de forma tão terna, um dos laços mais importantes da existência: o amor. 

Para os mais pequenos, recomendo “O Principezinho – O Grande Livro Pop-Up”. É um livro simplesmente magnífico! É uma das edições mais bonitas alguma vez publicadas da obra-prima de Saint-Exupéry. Neste livro deslumbrante, a narrativa ganha uma nova vida, e as maravilhosas aguarelas do autor são investidas de um movimento e de uma graciosidade tais que se tornam ainda mais próximas do leitor. O principezinho, a rosa e a raposa surgem diante dos nossos olhos mais vivos e reais que nunca, prontos, para arrebatar o espírito encantado das crianças e o de todos os adultos que conservam ainda intacta essa mesma capacidade de encantamento perante a beleza pura que envolve e ilumina a obra de Saint-Exupéry.

Embora seja um livro recomendado pelo PNL para o 6º ano de escolaridade, considero que é um livro para todas as idades, permitindo análises e reflexões mais ou menos aprofundadas, de acordo com as idades. Um livro intemporal e imperdível para TODOS.

Deixe-se cativar e leia ou releia esta obra magnífica…

BOAS FÉRIAS = BOAS LEITURAS

Para refletir: “ Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”

                                                                                                                                                (Henry Thoreau) 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *